Neste mês, comemoram-se 100 anos do lançamento da pedra fundamental da nova sede do Observatório Nacional (ON), no Rio de Janeiro. Hoje, o edifício sede abriga o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI). Para relembrar a história do local e discutir o futuro da instituição, o Mast organizou a 21ª Semana de Astronomia, que começa nesta terça-feira (10) e vai até domingo (15).
A Semana de Astronomia do Mast é um evento anual de popularização da ciência que teve sua primeira edição em 1993 com o objetivo de discutir temas básicos de astronomia e apresentar as mais recentes descobertas na área, bem como explorar as diferentes formas de divulgação científica nesse campo, aproximando a ciência dos cidadãos. Em todas as suas edições, procurou dirigir suas atividades a um público amplo, composto por todas as faixas etárias.
As edições do evento se estruturam em torno das seguintes atividades: palestras, principalmente com convidados externos; oficinas, dirigidas para o público jovem e adulto, ou para o público infantil; observação do céu; e, eventualmente, projeções de filmes e vídeos, além de minicursos.
Leia mais.
Texto: Ascom do Mast