C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Semiárido em Foco discute financiamento para agricultura
23/08/2013 - 10:10
O Semiárido em Foco desta sexta-feira (23) aborda o tema “Acesso a crédito, condicionantes ambientais e sociais para financiamento da agricultura familiar e grandes empreendimentos no contexto do Semiárido brasileiro”. A atividade, em Campina Grande, terá a participação do gerente executivo da Superintendência Estadual do Banco do Nordeste na Paraíba, Sílvio Marcos de Carvalho, e do agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste na capital paraibana, José Vicente de Melo.

A região semiárida do Brasil contabiliza mais de mil municípios distribuídos assimetricamente no espaço geográfico de nove estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe – todos no Nordeste – e Minas Gerais).

O Banco do Nordeste é gestor do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), um instrumento de política pública federal que objetiva contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região, por meio da execução de programas de financiamento aos setores produtivos, em consonância com o plano regional de desenvolvimento, possibilitando, assim, a redução da pobreza e das desigualdades.

O fundo é operacionalizado em respeito a diretrizes legais, tais como: destinação de pelo menos metade dos recursos para o Semiárido; ação integrada com as instituições federais sediadas na região; tratamento preferencial aos mini, micro e pequenos empreendedores; preservação do meio ambiente; conjugação do crédito com a assistência técnica; democratização do acesso ao crédito; e apoio às atividades inovadoras.

De acordo com Sílvio Marcos de Carvalho, as condições atuais de acesso a financiamentos para a agricultura familiar e grandes empreendimentos no Semiárido são positivas e promissoras, haja vista que os valores dos investimentos do Banco no Nordeste subiram sete vezes no período de 2001 a 2012, saltando de R$ 3 bilhões para R$ 21 bilhões.

Leia mais sobre a atividade, organizada pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI).

 

Texto: Ascom do Insa

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação