C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Secretário destaca amadurecimento de fase piloto da Embrapii
Clique para ver todas as fotos de Secretário destaca amadurecimento de fase piloto da Embrapii
Alvaro Prata participa de reunião do grupo de trabalho da Embrapii. Foto: Augusto Coelho/Ascom do MCTI
20/08/2013 - 19:21
Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Alvaro Prata, é notável o nível de maturação dos projetos que integram a fase piloto da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

“A gente observa um amadurecimento muito grande”, avaliou Prata. “À medida que as unidades mostram serviço e cumprem com aquilo que se comprometem, a confiança das empresas aumenta. Em parcerias como essas, é fundamental falar claramente aquilo que se é capaz de fazer”.

Em agosto de 2011, o governo federal instituiu o grupo de trabalho para a criação da Embrapii. Nesta terça-feira (20), o colegiado se reuniu para atualizar resultados da fase piloto da futura organização social.

“Uma portaria criou o grupo de trabalho com objetivo de instituir um projeto piloto que subsidiasse a constituição da Embrapii (GT Embrapii), e ela já está constituída”, destacou Prata, que coordena o GT. “Então, nós temos que nos preparar para encerrar essa missão. Precisamos refletir sobre qual é a melhor maneira de fazer isso.”

Há dois anos, operam a fase piloto o Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), de São Paulo, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI), do Rio de Janeiro, e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Cimatec/Senai), da Bahia.

Até o momento, as três unidades têm 31 projetos de contrato assinado com empresas – sete a mais que na última reunião do GT-Embrapii, realizada em maio. O Cimatec fechou 14 parcerias, o IPT, 10, e o INT, sete.

Desdobramentos

 De acordo com o secretário, antes de se extinguir, o grupo deve se reunir uma ou duas vezes, ainda neste ano. “Já iniciamos o processo de fundação da Embrapii, que tem estatuto e um contrato de gestão quase aprovado”, disse. “No dia 2 de setembro, teremos a segunda reunião extraordinária do Conselho de Administração, também já constituído, com presidente e diretoria eleitos.”

O coordenador-geral de Serviços Tecnológicos do MCTI, Jorge Mario Campagnolo, prevê que a Embrapii seja qualificada como organização social no encontro de setembro. “Com isso, devemos assinar o contrato de gestão, no qual estamos trabalhando. No documento, está bem claro que os três institutos do projeto piloto são automaticamente recredenciados”.

 

Texto: Rodrigo PdGuerra – Ascom do MCTI

 

Outras Imagens
Grupo de trabalho da Embrapii analisa resultados de fase piloto. Foto: Augusto Coelho/Ascom do MCTI
Grupo de trabalho da Embrapii analisa resultados de fase piloto. Foto: Augusto Coelho/Ascom do MCTI
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação