A Semana Fluminense do Patrimônio 2013 acontece desta sexta-feira (16) ao dia 25 com o objetivo de promover a valorização do patrimônio natural e cultural do estado do Rio de Janeiro em suas diversas formas de expressão. O evento, criado por ocasião do Dia Nacional do Patrimônio Cultural (comemorado em 17 de agosto), tem o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) entre seus organizadores.
A cerimônia de abertura será realizada hoje, às 18h, no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF). Aberto ao público, o evento incluirá uma visita guiada às salas históricas do CCJF, a exibição do curta-metragem Mestre Adorcino e o Estuque Ornamental e uma conferência com a arquiteta e professora Margareth Pereira, da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ).
Na sexta-feira (23) começa o 3º Encontro do Patrimônio Fluminense, principal evento da semana, no Palácio Itaboraí, em Petrópolis (RJ). A conferência de abertura será ministrada pelo professor Carlos Machado de Freitas, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Após a conferência, haverá uma apresentação da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí.
Neste ano, o Mast oferece em sua programação atividades relacionadas ao tema desta edição, que é “Patrimônio cultural: valores em risco”. Dentre elas, três oficinas – a primeira sobre identificação de micro-organismos em acervos bibliográficos, a segunda sobre confecção de papel artesanal e outra sobre segurança física de acervos. Além de uma mesa redonda discutindo o conceito de patrimônio.
A programação da Semana Fluminense do Patrimônio inclui palestras, encontros, concursos culturais e mostra de filmes, entre outras atividades espalhadas pelo estado. É realizada ao mesmo tempo em todas as instituições participantes. As atividades se estendem por todo o mês de agosto.
Acesse a programação no site do evento.
Texto: Ascom do Mast