Uma nova aeronave brasileira está sendo desenvolvida pela Novaer Craft, empresa aeroespacial brasileira baseada em São José dos Campos (SP). Trata-se do T-Xc, avião de treinamento primário, com financiamento de cerca de R$ 10 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), pela modalidade Subvenção Econômica.
Entre outros usos, o avião monomotor deverá ser utilizado pelos cadetes da Força Aérea Brasileira (FAB), substituindo os atuais Neiva T-25, fabricados na década de 1960. Superando as qualidades consagradas de seus congêneres mais antigos, o T-Xc vai apresentar tecnologias mais recentes, como sua fuselagem – toda construída em fibras de carbono, o que o torna muito mais leve, econômico e resistente.
O projeto se encontra na fase da fabricação do primeiro protótipo, previsto para estar pronto até o fim do ano. Nesta fase, a Novaer trabalha em conjunto com a Flight Technologies e a Winstall. “Logo após o primeiro voo do protótipo, começam as atividades de certificação, em colaboração com o estado de Santa Catarina. Lá será instalada a nova fábrica, na qual os T-Xc serão fabricados”, explica o diretor presidente da Novaer Craft, Graciliano Campos. A fabricação plena das aeronaves está prevista para 2015.
Leia mais na revista Inovação em Pauta, da Finep.
Texto: Ascom da Finep