Raupp e o diretor executivo da Twas, Romain Murenzi. Foto: Giba/Ascom do MCTI
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, recebeu nesta terça-feira (6) o diretor executivo da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (Twas, na sigla em inglês), o ruandês Romain Murenzi. Ele convidou Raupp a participar do
24º Encontro Geral da Twas, marcado para Buenos Aires, de 30 de setembro a 4 de outubro.
A conferência reúne ministros de ciência e tecnologia e dirigentes de academias de ciências e conselhos de pesquisa. Realizado pela primeira e pela última vez na China, em 1987 e 2012, o evento passou pelo Brasil em 1997 e 2006.
A Twas é uma organização internacional autônoma fundada em 1983, em Trieste, na Itália, para incentivar a cooperação entre pesquisadores de países em desenvolvimento, em busca de excelência científica e formação de recursos humanos. O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis, ocupou a presidência da instituição de 2007 a 2012, até ser sucedido pelo chinês Bai Chunli, atualmente no comando da entidade.
Desde 2004, a Twas mantém convênio com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). A cooperação oferece bolsas para que estudantes e pesquisadores de países em desenvolvimento possam participar de programas de doutorado pleno, doutorado sanduíche e pós-doutorado em instituições brasileiras de ensino e pesquisa. As inscrições para o último edital, a chamada 3, terminaram em 19 de julho.
Texto: Rodrigo PdGuerra – Ascom do MCTI