O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) lançou 24 livros e apresentou duas publicações da
Editora Inpa durante a 65ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Os livros foram anunciados pelo diretor do instituto, Adalberto Val, nesta quarta-feira (24). Nas últimas edições da SBPC, o Inpa realizou lançamentos de livros dentro da ExpoT&C como forma de criar oportunidades para pessoas de outros estados conhecerem os trabalhos da instituição, além de aumentar o conhecimento sobre ciência desenvolvida na Amazônia.
“Eu creio que a socialização da ciência no Brasil tem crescido de forma significativa. As instituições de pesquisa têm investido de forma importante nessa matéria e, para nós do Inpa, é um momento especial, porque traduzimos aquilo que fazemos durante o ano nessas publicações, que depois são compartilhadas com a sociedade”, destacou.
Dentre os livros lançados, 19 foram desenvolvidos durante a vigência do Projeto Fronteira (2007-2011), formado por equipes multidisciplinares do instituto e apoiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI). O projeto teve como principal objetivo estudar a biodiversidade do Alto Rio Negro no Amazonas.
As demais obras lançadas foram: Grupo de Estudos Estratégicos Amazônicos – Tomo V.; Flora da Amazônia no Bosque da Ciência; e três edições da Revista Acta Amazônica. Também foram apresentadas ao público as publicações Aves da Região de Manaus e Cozinhando com Pupunha. Todos são de autoria de pesquisadores e técnicos do Inpa.
Acompanhe a participação do ministério na reunião anual da SBPC.
Acesse o site do evento.
Texto: Josiane Santos – Ascom do Inpa