Produtores de cachaça do Rio de Janeiro levaram quatro medalhas de ouro e três de prata no 10º Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados do Brasil. Realizada, em Florianópolis, pelo Concurso Mundial de Bruxelas – maior organizador mundial de eventos dessa natureza –, a seleção destacou 21 cachaças, das quais sete pertencentes a cinco alambiques do estado.
O conjunto de produtores fluminenses premiados tem um ponto em comum na direção dessa conquista: a participação no projeto de certificação da cachaça no estado do Rio de Janeiro promovido pela Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que oferece suporte e submete o produto ao processo de avaliação da conformidade conduzido pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI), segundo padrões estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Receberam medalha de ouro as cachaças Fazenda Soledade/Jequitibá (Fazenda Soledade), Werneck Prata (ECX Cachaças Artesanais), São Miguel Cerejeira (Fazenda São Miguel) e da Quinta (Fazenda da Quinta); e medalha de prata as cachaças Werneck Tradicional, Reserva do Nosco e Reserva do Nosco Envelhecida (Fazenda Valparaíso). Antes da premiação, que aconteceu entre os dias 2 e 5, a Cachaça da Quinta, produzida em Carmo, na Região Serrana do Rio, já havia recebido o prêmio máximo no Concurso Mundial de Bruxelas, realizado em Taiwan, em junho, concorrendo com 800 destilados de todo o mundo.
“Tudo que se refere à melhoria da qualidade da cachaça, e poder atestar isso, corrobora com esse destaque que os produtores fluminenses vêm alcançando”, ressalta a presidenta da Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça do Estado do Rio (Apacerj) e produtora da cachaça da Quinta, Kátia Alves Espírito Santo. A produtora atribui grande parte do sucesso alcançado ao apoio do projeto do Sebrae, à elaboração das normas de certificação pelo Inmetro e à realização da certificação, recentemente concluída pelo INT.
A certificação
O processo de certificação envolve uma auditoria completa no alambique. Os técnicos da área de Certificação de Produtos do INT acompanham todas as etapas do processo produtivo, desde o plantio até a estocagem do produto final. Leia mais.
Texto: Ascom do INT