O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI) recebeu dois novos moradores temporários. Capturados na Ilha de Marajó pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), um casal de onças-pintadas ainda filhote foi entregue ao Parque Zoobotânico do museu aos cuidados da equipe de veterinários chefiada por Messias Costa.
A Panthera onca (nome científico da espécie) é um predador típico das Américas do Sul e Central e em extinção, com exemplares em zoológicos espalhados pelo mundo.
Os animais têm dois meses de vida e em torno de 5 quilos cada um. De acordo com o veterinário, eles chegaram bem ao parque e estão se alimentando normalmente.
Ainda segundo Messias Costa, as duas oncinhas ficarão no Parque Zoobotânico por pouco tempo, já que farão parte de um projeto de reabilitação e reintrodução na natureza em área ainda a ser definida.
O Museu Goeldi tem contribuído com as instituições de fiscalização, assegurando aos animais cuidados na chamada “fase crítica”, o período pós-captura.
Leia mais.
Texto: Júlio Matos – Agência Museu Goeldi