Os visitantes da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) terão a oportunidade de saber qual é a sua pegada ecológica. O teste online que mostra a extensão de território que cada um de nós utiliza para manter seus padrões de consumo poderá ser feito no estande do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Mudanças Climáticas e da Rede Clima na ExpoT&C.
Dentre os elementos que compõem a pegada ecológica de um indivíduo, cidade ou país está o consumo de: água, solo para plantio agrícola, vida marinha e outros componentes da biodiversidade do planeta. O cálculo também considera a emissão de gases de efeito estufa (principalmente gás carbônico) e a presença de poluentes no ar, na água e no solo.
Os resultados do teste nos dão uma ideia de como estão sendo utilizados os recursos naturais, conforme os hábitos de consumo e estilos de vida. Esse uso deve ser compatível com a capacidade natural do planeta em regenerá-los. Dados recentes mostram que a humanidade está consumindo em média 50% a mais do que a capacidade de reposição do planeta. Isso significa que precisaríamos de um planeta e meio para manter nossos padrões de vida atuais.
No estande do INCT para Mudanças Climáticas e da Rede Clima também serão distribuídos materiais educativos em CD-ROM e impressos, para estudantes e professores.
Saiba mais sobre pegada ecológica nos endereços https://redeclima.ccst.inpe.br, https://inct.ccst.inpe.br e www.suapegadaecologica.com.br.
Acompanhe a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) na reunião anual da SBPC.
Acesse o site do evento.
Texto: Ascom do CNPq, com informações do INCT-MC e da Rede Clima