C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Brasileiros embarcam para Olimpíada Internacional de Matemática
19/07/2013 - 15:22
Seis estudantes brasileiros embarcam neste domingo (21) com destino a Santa Marta, na Colômbia, para representar o país na 54ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês). O evento, que ocorre até o dia 28 deste mês, reúne 531 jovens talentos de 103 países.

Este ano, a delegação brasileira é formada pelos alunos Rafael Miyazaki (SP), Alessandro Pacanowski (RJ), Franco Matheus Alencar Severo (RJ), Rodrigo Sanches Ângelo (SP), Victor Bitarães (MG) e Victor Reis (PE). Eles estão acompanhados pelos professores Edmilson Motta (SP) e Onofre Campos (CE).

O grupo foi selecionado a partir da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Para integrar a equipe, os jovens passaram por um intenso processo de seleção, que considera a colocação conquistada na disputa nacional, além dos resultados obtidos em cinco provas seletivas e de listas de exercícios que são resolvidas ao longo de seis meses.

Dedicação

Desde maio, quando a equipe foi definida pela comissão da OBM, os seis estudantes iniciaram o processo de preparação, que incluiu o treinamento intensivo realizado nas cidades de São Paulo e Brasília. Durante esse período, os jovens realizaram, diariamente, simulados das provas da IMO, sessões de problemas e aulas de preparatórias.

O coordenador-geral da OBM, Carlos Gustavo Moreira, acredita que a turma conquistará um resultado “bastante expressivo” nesta edição. “A equipe tem tido excelente desempenho no processo de seleção e treinamento e conta com integrantes que já têm um histórico olímpico com diversas conquistas importantes”.

A competição

A Olimpíada Internacional de Matemática ocorre desde 1959 e é a mais prestigiada e concorrida competição do gênero. Neste ano participam estudantes dos ensinos fundamental e médio com idades que variam entre os 14 e 19 anos.

Durante a competição, os jovens fazem provas em dois dias consecutivos. Em cada um, os concorrentes resolvem provas com três problemas, com valor de sete pontos cada, aplicados em quatro horas e meia de prova, que abrange as disciplinas de álgebra, teoria dos números, combinatória e geometria.

O Brasil vem avançando no ranking da competição, da qual participa desde 1979. Em 2010, ficou em 35º lugar, em 2011, em 20º e no ano passado acabou em 19º lugar.

“O Brasil organizará a IMO de 2017. Esperamos promover uma competição com alto nível acadêmico e com um ambiente fraterno e agradável para os participantes”, disse Moreira. “Mas, além disso, ter nos consolidado até lá como um dos países com resultados mais sólidos nas várias competições internacionais de matemática que são realizadas anualmente”.

A participação brasileira na competição é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática, iniciativa que desempenha um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática nas modalidades de ensino fundamental, médio e universitário nas instituições públicas e privadas de todo o país.

A OBM é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secis/MCTI), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Para mais informações acesse: www.obm.org.br

 

Texto: Secretaria da OBM

 

 

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação