C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
RedeAPLmineral participa de feira de artesanato mineral
10/07/2013 - 14:22
A cidade de Cristalina (GO) sedia, de hoje (10) até o domingo (14), a 9ª Feira de Jóias, Artesanato Mineral e Pedras Preciosas de Cristalina (Fecris). O evento visa fortalecer a micro, pequena e média empresa de base mineral, buscando alternativas inovadoras que propiciem o aumento da competitividade e a sustentabilidade do setor de mineração.

A ideia é disseminar os conhecimentos tecnológicos e divulgar a Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral (RedeAPLmineral) e o Comitê Temático de Arranjos Produtivos Locais (CT APLs de Base Mineral), dando aos participantes a oportunidade de apresentar sugestões, propostas e planos para o desenvolvimento das unidades.

Participam do encontro integrantes da coordenação geral da RedeAPLmineral, que possui representantes da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec/MCTI) e de membros de instituições de pesquisa ligadas à pasta, como o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI).

Rede APL

Um APL é o aglomerado significativo de empreendimentos em determinado território e de indivíduos que atuam em torno de uma atividade produtiva predominante, que compartilham formas de cooperação e algum mecanismo de governança; o que pode incluir pequenas, médias e grandes empresas.

Já a RedeAPLmineral é uma rede virtual– sem fins lucrativos - responsável pela divulgação e disseminação da boa informação e das melhores práticas na cadeia produtiva do setor mineral, compreendendo o processo de: extração, beneficiamento, e transformação mineral organizado em APL de base mineral. Trata-se de uma iniciativa da Setec/MCTI em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME).

A rede é resultado do esforço de diversas pessoas jurídicas e físicas e conta com a participação das três esferas de governo, da comunidade científica e tecnológica, do setor produtivo e de instituições de financiamento e de fomento. O Comitê Temático CT APLs de Base Mineral – coordenado pelo MME e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e que também conta com representação do MCTI - faz a articulação entre os arranjos da área e trabalha em torno dos interesses e das demandas do setor.

Fecris

Durante a programação, na sexta-feira (12), será realizada a 1ª Oficina de Desenvolvimento do Setor de Gemas, Jóias e Artesanato Mineral de Cristalina, com a participação da redeAPLmineral. Entre os assuntos a serem discutidos no evento estão, ainda, a política de governo de apoio aos APLs de base mineral, a normalização e a avaliação da conformidade para o setor de gemas, joias e afins.

A 9ª Fecris é promovida pela Associação dos Artesãos de Cristalina (GO) com o apoio da prefeitura local. Cristalina possui uma das maiores reservas de cristal de rocha do mundo, onde também se encontra um dos maiores centros de comercialização de pedras do Brasil. A feira é realizada no município desde 2004 e é considerada um dos mais importantes eventos do gênero no país.  

As atividades acontecem, de 10 a 14 de julho, a partir das 9h, no Salão Sônia Festas, localizado na rodovia BR – 040, km 95, em Cristalina (GO).

Outras informações pelo telefone: (61) 3612 3749.

Saiba mais: https://redeaplmineral.org.br/

https://www.desenvolvimento.gov.br/arquivos/dwnl_1335362315.pdf

 

Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI

 

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação