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Objetos pedagógicos ajudam a comunicação com alunos autistas
10/05/2013 - 11:17
A tecnologia pode facilitar o aprendizado e ajudar a inclusão social de alunos com limitações psicomotoras. Esse é o papel da Tecnologia Assistiva para Educação Inclusiva, que nomeia uma linha de pesquisa do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI), responsável pela transferência de alguns produtos para a sociedade por meio do projeto da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) “desenvolvimento e produção de recursos pedagógicos para suporte à inclusão de alunos com deficiência em escolas públicas dos sistemas municipais de ensino”.

Em abril passado, o projeto entregou objetos pedagógicos de apoio ao processo de ensino e aprendizagem de alunos com autismo na Escola Municipal Especial Professora Mariza Azevedo Catarino, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Construídos com tecnologia transferida para a empresa Mamulengo Brinquedos Educativos e Pedagógicos, os produtos foram desenvolvidos por pesquisadores da área de Engenharia de Avaliação e Gestão da Produção, com design projetado pela área de Desenho Industrial do INT. São eles: jogo de atenção conjunta, relógio de parede, quadro de atividades diárias, prancheta tipo cavalete, jogo da memória e boneco tamanho natural com expressões faciais.

Os produtos foram concebidos com base nas demandas relatadas pelos professores dessa escola especializada e nas discussões com especialistas da Secretaria de Educação de São João de Meriti, da Fundação Municipal de Educação de Niterói, e das universidades Federal Fluminense (UFF) e Estácio de Sá (Unesa), parceiros no projeto financiado pela Faperj.

“A integração com os parceiros é fundamental, pois é a partir da sua experiência junto com o público do projeto que desenvolvemos esses recursos pedagógicos, que também são avaliados em sala de aula pelos professores”, explica o coordenador do projeto, o pesquisador Saul Mizrahi.

Segundo a destaca a pesquisadora Janete Rocha Cicero, a área de tecnologia assistiva para educação inclusiva tem um vasto potencial de pesquisa e desenvolvimento. “Com resultados de inovação em curto prazo, obtidos com poucos recursos, mas que fazem a diferença para a sociedade”.

Objetos pedagógicos

O primeiro objeto do projeto para uso pedagógico entre alunos com autismo, foi o jogo de atenção conjunta. Formado por pinos com figuras que correm por trilhos no contexto de uma paisagem, o jogo pode ser acionado pelo próprio usuário, ativando sua coordenação motora, ou pelo orientador, que pode mover as figuras por trás da prancha, trabalhando a sua concentração conjunta.

Na linha de visualização das tarefas, foi criado o quadro de atividades diárias – com a listagem das atividades do dia para cada aluno da turma – e cartões de visualização de atividades, com imagens para comunicação mútua entre alunos e professores.

Leia mais.

Para outras informações sobre a linha de pesquisa, visite o blog: https://escolainclusiva.int.gov.br.

 

Texto: Divisão de Comunicação do INT

 

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