C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Escritório de Curitiba vence Concurso Estação Antártica
Clique para ver todas as fotos de Escritório de Curitiba vence Concurso Estação Antártica
Imagem do projeto vencedor. Foto: Divulgação
16/04/2013 - 12:52
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Marinha do Brasil divulgaram o resultado do Concurso Estação Antártica Comandante Ferraz, que selecionou projetos de arquitetura para as novas instalações da base brasileira.

O projeto vencedor foi o dos profissionais do Estúdio 41, de Curitiba, coordenado pelo arquiteto Fábio Henrique Faria e tendo como coautores Emerson Jose Vidigal, Eron Costin e João Gabriel de Moura Rosa Cordeiro. Além da contratação do projeto, eles ganharam um prêmio de R$ 100 mil.

O segundo e terceiro colocados também foram agraciados com prêmios, respectivamente, o trabalho coordenado pelo arquiteto Luiz Adriano Trindade de Almeida (SP), que representa a Tryptique Arquitetura, ao lado dos coautores Grégory Bousquet, Anna Carolina Bueno Cardoso, Olivier Rafaelli e Guillaume Sibaud; e o projeto liderado por Igor Soares Campos (BSB), que teve como coautores Hermes Romão Campos Júnior, Gustavo Abrahão Costa, Larissa Olivier Sudbrack, Danilo Gomes e Fontes e Matheus Ribeiro Assunção Vieira Mendes, do Estúdio MRGB.

O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (16), em cerimônia realizada na Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer, na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), no Rio de Janeiro. Participaram do evento o vice-almirante e diretor de obras civis da Marinha, Liseo Zampronio; o contra-almirante Marcos Silva Rodrigues, secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar; o capitão-de-mar-e-guerra (RM1) Geraldo Juaçaba; o presidente do IAB, Sérgio Magalhães; a pesquisadora Yocie Yoneshigue, coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártica de Pesquisas Ambientais; e o arquiteto e coordenador do Concurso Estação Antártica, Luis Fernando Janot.

O concurso, promovido pela Marinha do Brasil, com organização do IAB, foi lançado em 22 de janeiro e recebeu 109 equipes inscritas, coordenadas por arquitetos, com 74 trabalhos entregues. 

A base

A previsão é que o processo licitatório para a execução do projeto termine no fim deste ano. O lançamento da pedra fundamental da estação está previsto para o próximo verão antártico (novembro a março). A Marinha trabalha para iniciar a operação da nova estação até março de 2015.

Com uma área total em torno de 3,2 mil metros quadrados, a estação será reconstruída no mesmo local onde estava a anterior. Os investimentos são da ordem de R$ 72 milhões.

A capacidade estimada é de 64 pessoas durante o verão e de 34 no inverno. A estação abrigará uma população formada por militares da Marinha e pesquisadores.

Os civis, de maneira geral, permanecem em pesquisas por períodos de 30 dias, durante o verão antártico. Já os militares ficam na estação durante um ano para apoiar o desenvolvimento das atividades de pesquisa, prover a manutenção das instalações e manter, permanentemente, a presença brasileira no continente. Eventualmente, a estação também recebe visitantes brasileiros e estrangeiros.

 

Texto: Ascom do IAB

 

Outras Imagens
Imagem do projeto vencedor. Foto: Divulgação
Imagem do projeto vencedor. Foto: Divulgação
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação