O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em parceria com a Fundação Vitória Amazônica (FVA) e as Fundações de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Amazonas (Fapeam), realiza o simpósio Campinas Amazônicas: Origem, Biodiversidade e Conservação. O evento acontecerá no Auditório da Ciência, no Bosque da Ciência, em Manaus, na quarta-feira (17) e na quinta (18).
O simpósio, aberto ao público, tem como intuito apresentar e discutir com a comunidade os resultados obtidos durante a execução dos projetos complementares aprovados no edital nº006/2009 (FAPESP/FAPEAM), principalmente com pesquisadores que desenvolvem projetos com outros aspectos complementares relacionados a origem, diversidade e evolução das áreas de areia branca na Amazônia.
Segundo a pesquisadora do Inpa Camila Ribas, da comissão organizadora, o evento possibilita estimular novas colaborações para dar continuidade ao trabalho realizado durante a vigência dos projetos. “Os resultados até agora nos mostram que as campinas são ambientes evolutivamente dinâmicos, com uma avifauna [fauna de aves] particular e potencialmente ameaçada, por ser endêmica."
"Os organismos que habitam essas áreas podem fornecer informações importantes sobre o clima da Amazônia no passado e sobre a resiliência [capacidade de retornar ao equilíbrio] desses habitats em relação a mudanças climáticas”, explicou.
Participantes
Participam como palestrantes do simpósio os pesquisadores do Inpa Mario-Cohn-Haft, Marina Anciães, Alberto Vicentini e Camila Ribas, além dos bolsistas e ex-alunos Camila Duarte, João Capurucho, Laís Coelho e Marcelo Santos Jr.
Entre os palestrantes de outras instituições estão: Cintia Cornelius, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Sergio H. Borges, da FVA; e Nádia Regina do Nascimento, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).
Interessados não precisam fazer inscrição para participar. Basta se dirigir até a portaria do Inpa, identificar-se e informar sobre a participação no evento. Acesse a programação.
Texto: Eduardo Gomes – Ascom do Inpa