Fortalecer a cooperação entre o Brasil e a Alemanha em eficiência energética e energia renovável, em especial em áreas apontadas como promissoras e necessárias aos dois países: energia solar, bioenergia e combustíveis alternativos no âmbito dos transportes.
O interesse mútuo foi manifestado na 3ª Reunião do Acordo Brasil-Alemanha sobre Cooperação no Setor de Energia com Foco em Energias Renováveis, realizada nesta quarta (10) e quinta-feira (11), no Palácio do Itamaraty.
“A ideia é criar condições para a introdução da energia solar concentrada na economia brasileira”, disse o coordenador de Tecnologias Setoriais de Energia da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec/MCTI), Eduardo Soriano, ao tratar do projeto a ser implementado em Petrolina (PE), uma usina piloto de 1 Megawatt (MW) e uma espécie de “campo solar” para pesquisa, desenvolvimento e cooperação internacional.
O encontro reuniu representantes dos governos brasileiro e alemão, além de empresários do setor. Soriano apresentou os principais pontos do Projeto sobre Energia Solar Concentrada (CSP), desenvolvido em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Governo da Alemanha (GIZ), entre outras instituições.
Texto: Denise Coelho - Ascom do MCTI