O Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI) abriga, de 11 a 15 de março, a Operação Barreira IX, prevista para ser lançada no próximo dia 13, às 15 horas.
A operação tem por objetivo lançar e rastrear um Foguete de Treinamento Básico (FTB), com carga útil tecnológica, sem carga útil científica. A duração do voo, que compreende a decolagem até o impacto em solo, está estimada em 2 minutos e 45 segundos, com apogeu e alcance aproximados de 32 e 17 quilômetros.
A finalidade é o treinamento operacional do CBLI, além da obtenção de dados para qualificação e certificação do referido foguete, cumprindo as atividades previstas no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).
A Operação Barreira IX envolve, direta e indiretamente, 198 e 450 servidores entre civis e militares do CLBI. Participam da operação a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III), o Instituto de Fomento Industrial (IFI), o 3º Distrito Naval, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e a Avibras. A AEB é responsavel pela formulação e coordenação do programa espacial brasileiro.
Texto: Ascom do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.