Durante o mês de março, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) recebe o pesquisador peruano Jorge Lossio, doutor em história da ciência pela Universidade de Manchester e professor da Pontificia Universidade Católica do Perú.
Ao longo de sua trajetória acadêmica, ele tem se dedicado aos estudos sobre ciência, história do meio ambiente e saúde no Peru, nos séculos XIX e XX.
A convite da pesquisadora Marta de Almeida, coordenadora do projeto História Comparada da Ciência: Brasil e Peru, Lossio irá se dedicar à apresentação e ao debate de resultados de pesquisas sobre a representação dos climas e geografias locais, construídas por cientistas e viajantes da segunda metade do século XIX e início do XX.
História
O professor identificou que uma configuração de nação dominante dividia o Peru em três realidades completamente distintas dentro de uma mesma unidade política: a da costa, a da serra e a da selva. Lossio pretende, agora, traçar um paralelo com o Brasil, resgatando relatos similares a respeito do clima e da geografia do país e sua relação com o imaginário sobre a nação brasileira.
Além da consulta aos arquivos do Mast, o pesquisador visitará outras instituições do Rio de Janeiro em busca de informações para a pesquisa. Também fará uma palestra no Encontro com a História, cujo tema será o mesmo abordado em seu mais recente livro, intitulado El Peruano y su Entorno: Aclimatándo-se a las Alturas Andinas.
Texto: Ascom do Mast