A Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (Nuclep) vem buscando certificar todos os seus processos, seus impactos e riscos, indo além da questão da qualidade na produção. Para isso, a empresa está investindo em duas certificações que exemplificam sua visão: a
ISO 14001, na área de meio ambiente, e a Oshas
18001, voltada a saúde do trabalhador e segurança ocupacional.
Para a gerente de Meio Ambiente, Viviane Montebello, esse é um passo importante na reiteração do compromisso não apenas com seu produto final, mas, principalmente, com seus funcionários. As certificações garantem a avaliação de riscos e impactos ambientais e criam mecanismos de proteção a todos os envolvidos no processo fabril e na comunidade onde a empresa está inserida.
“Estamos começando o processo de mapeamento de nossa área, com a definição das ações necessárias para que possamos nos enquadrar nas duas certificações. Essa é uma etapa importante, pois nos permitirá fazer uma avaliação de riscos e traçar metas para a melhoria da qualidade da Nuclep”, frisa Viviane.
Para dar suporte a esse processo foi contratado um banco de dados com toda a legislação municipal, estadual e federal na área ambiental. Com isso, é possível verificar cada questão específica, buscar na legislação as ações necessárias e gerar um documento com pendências e responsáveis pela solução. Aos poucos esse será um procedimento normal de todos os setores, tornando-se uma regra em toda a empresa.
Normas
O contrato com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), firmado em janeiro, dá acesso às normas brasileiras (NBRs), enquanto a parceria com a CT-SGI oferece, por dois anos, uma ferramenta de legislação (Sisleg/Legnet), assim como o monitoramento de requisitos legais referentes a segurança, meio ambiente e saúde.
Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Nuclep é uma indústria de base produtora de bens de capital sob encomenda, que atua preferencialmente na área de caldeiraria pesada.
Texto: Ascom da Nuclep