C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
UnB recebe nova tecnologia russa de posicionamento global
15/02/2013 - 18:25
A Universidade de Brasília (UnB) inaugura, na terça-feira (19), a primeira estação fora da Rússia do sistema russo de monitoramento e correção diferenciada, que integra o Global Navigation Satellite System (Glonass). O Programa de Cooperação no Campo da Utilização e Desenvolvimento do Sistema Russo de Navegação Global por Satélite é fruto de uma parceria entre a Agência Espacial Federal Russa (Roscosmos), a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI) e a universidade.

Semelhante ao Global Positioning System (GPS), a rede serve para localizar posições na superfície terrestre usando 24 satélites espalhados pela órbita da Terra. Além de ser um importante componente para redução do erro de posicionamento do sistema Glonass na América do Sul, sua instalação beneficiará pesquisas na área aeroespacial desenvolvidas nos laboratórios de Automação e Robótica (Lara) e de Biomédica (LAB) da UnB. Contribuirá também para as aplicações satelitais e para estudos geodésicos da universidade.

Os objetivos da implantação são: contribuir para operacionalização do sistema Glonass na América do Sul e prover serviços confiáveis de posicionamento e de navegação para essa região do globo; contribuir para os acordos assinados entre a AEB e a Roscosmos, que estabelecem cooperação técnica entre o Brasil e a Rússia; prover suporte para estudos de pesquisa em sistemas de navegação por satélite conduzidas pelos pesquisadores envolvidos no projeto; e contribuir na formação de pessoal com expertise técnica em Glonass.

“Essa iniciativa registra uma consideração ao Brasil como país preferencial para parcerias estratégicas de mútuo interesse na área espacial”, ressalta o presidente da Agência Espacial Brasileira, José Raimundo Coelho.

Segundo o coordenador do LAB, Ícaro dos Santos, quando o projeto estiver concluído, em 2020, a precisão dos cálculos de posicionamento no planeta será melhorada em até dez vezes. “Teremos acesso aos dados brutos fornecidos pela estação. Assim, serão beneficiadas todas as nossas pesquisas sobre navegação de robôs, foguetes e veículos aéreos não tripulados, por exemplo”, diz.

Leia mais.

 

Texto: Ascom da AEB

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação