Cerimônia nesta sexta-feira (15) inaugura cinco núcleos da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), projeto coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o titular da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da pasta, Mozart Sales, participam do evento.
A solenidade será no núcleo de telemedicina do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), e também transmitida em tempo real, por videoconferência, para os outros quatro novos núcleos: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into); e Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC – Centrinho), também da USP.
A Rute passará a ter 73 núcleos inaugurados e em plena operação, localizados em hospitais universitários e de ensino de todo o Brasil. Os locais são dotados de equipamentos de ponta para comunicação em tempo real e conectados à infraestrutura de rede de alto desempenho operada pela RNP, organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Atualmente, a rede tem 50 grupos de interesse especial em várias especialidades e subespecialidades da saúde em plena operação com 600 sessões por ano de vídeo e webconferências. Isso representa uma média diária de duas a três sessões científicas com a participação de 300 instituições, algumas de outros países da América Latina.
Em 2012, a iniciativa recebeu a qualificação de melhor prática em telemedicina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal).
Leia mais.
Texto: Ascom da RNP