O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) recebeu, nesta quarta-feira (6), visita de representantes do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM). Eles conheceram a unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em Cachoeira Paulista (SP) e discutiram meios de aprofundar a parceria que as duas instituições mantêm nas ações preventivas do governo federal.
A comitiva do Serviço Geológico Brasileiro, empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), era liderada pelo diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Thales de Queiroz Sampaio, e integrada pelo superintendente regional de São Paulo, José Carlos Garcia Ferreira, e pela gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, Andréa de Oliveira Germano, e pelo pesquisador Cassio Roberto da Silva.
“Eles puderam ver como, a partir dos dados de mapeamento de áreas de risco da CPRM, a gente faz o monitoramento”, conta o diretor do Cemaden, Agostinho Tadashi Ogura. “Também discutimos a experiência do Serviço Geológico em instalação, manutenção e operação de estruturas da rede hidrometeorológica do Brasil. O Cemaden tem adquirido equipamentos, e continuará a investir, para melhoria da rede de observação. Pretendemos fazer um trabalho conjunto de operação e manutenção.”
De acordo com Ogura, a intenção é assinar um acordo de cooperação técnica. “Consideramos a CPRM como um dos mais importantes parceiros do centro”, observa. Acesse o site do Cemaden.
Texto: Pedro Biondi – Ascom do MCTI