Leitor de pluviômetro, do modelo licitado para o projeto. Foto: Divulgação/Cemaden
Será lançado nesta sexta-feira (21), em Cachoeira Paulista (SP), o projeto Pluviômetros nas Comunidades, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI). No evento também será assinado contrato para a compra de 1.100 pluviômetros semiautomáticos. Estarão presentes o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Carlos Nobre, entre outras autoridades.
Os equipamentos serão instalados em áreas de risco e operados por equipes da comunidade local, especialmente treinadas. Pretende-se promover o engajamento e a conscientização dos moradores, completando a rede de informações hidrometeorológicas que integra a estrutura observacional do país para o monitoramento e os alertas.
O pluviômetro medirá e armazenará automaticamente os valores de intensidade e do acumulado de precipitação pluviométrica do local. A leitura será realizada diretamente em um visor digital (ou display), e o sistema de armazenamento de dados (ou datalogger) permite a conexão de um dispositivo externo para a retirada dos dados armazenados. Eles poderão ser transmitidos manualmente para o Cemaden.
Trata-se de difundir a cultura da percepção de riscos e prevenção e fortalecer a capacidade local de enfrentamento de eventos adversos, diante do fato de que é o município que sofre diretamente seus impactos. Tal prática tem se mostrado eficaz em vários países.
O projeto será conduzido mediante parcerias, com prioridade para os municípios mais suscetíveis e vulneráveis, principalmente a deslizamentos. A mobilização social inclui a possibilidade de participação de crianças, jovens e idosos.
A campanha valoriza a colaboração dos núcleos comunitários de defesa civil, das associações, comissões, mutirões e movimentos sociais criados durante a última década em comunidades vitimadas pelos eventos climáticos extremos no Brasil. Reconhece, também, o apoio de entidades que têm encaminhado reivindicações e lutas pelos direitos das pessoas e famílias afetadas por desastres naturais.
Medidas recentes
O MCTI assinou recentemente contratos para compra de nove radares meteorológicos e para compra e instalação de 1,5 mil pluviômetros automáticos. As medidas, para aumentar a capacidade de prevenção diante de eventos extremos, inserem-se no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais.
No anúncio do plano de ações do governo federal para proteger e atender a população das regiões Sudeste e Sul durante o período crítico de chuvas do próximo verão, o diretor do Cemaden, Agostinho Ogura, informou que o centro monitora atualmente 274 municípios. Quando começou a operar, em dezembro de 2011, a unidade do MCTI acompanhava 56 cidades. Desde então, a instituição emitiu 236 alertas para o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad/MI), responsável por acionar a defesa civil.
Serviço
Evento: lançamento do projeto Pluviômetros nas Comunidades e assinatura de contratos de compra de pluviômetros semiautomáticos
Data: 21 de dezembro, sexta-feira
Horário: 10 horas
Local: Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) – Rodovia Presidente Dutra, km 40, SP-RJ (campus do Inpe) – Cachoeira Paulista (SP)
Informações para a imprensa: Ascom do MCTI – (61) 2033-7515
Texto: Ascom do MCTI, com informações do Cemaden