C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Cemaden lança projeto de prevenção com comunidades
Clique para ver todas as fotos de Cemaden lança projeto de prevenção com comunidades
Leitor de pluviômetro, do modelo licitado para o projeto. Foto: Divulgação/Cemaden
20/12/2012 - 17:48
Será lançado nesta sexta-feira (21), em Cachoeira Paulista (SP), o projeto Pluviômetros nas Comunidades, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI). No evento também será assinado contrato para a compra de 1.100 pluviômetros semiautomáticos. Estarão presentes o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Carlos Nobre, entre outras autoridades.

Os equipamentos serão instalados em áreas de risco e operados por equipes da comunidade local, especialmente treinadas. Pretende-se promover o engajamento e a conscientização dos moradores, completando a rede de informações hidrometeorológicas que integra a estrutura observacional do país para o monitoramento e os alertas.

O pluviômetro medirá e armazenará automaticamente os valores de intensidade e do acumulado de precipitação pluviométrica do local. A leitura será realizada diretamente em um visor digital (ou display), e o sistema de armazenamento de dados (ou datalogger) permite a conexão de um dispositivo externo para a retirada dos dados armazenados. Eles poderão ser transmitidos manualmente para o Cemaden.

Trata-se de difundir a cultura da percepção de riscos e prevenção e fortalecer a capacidade local de enfrentamento de eventos adversos, diante do fato de que é o município que sofre diretamente seus impactos. Tal prática tem se mostrado eficaz em vários países.

O projeto será conduzido mediante parcerias, com prioridade para os municípios mais suscetíveis e vulneráveis, principalmente a deslizamentos. A mobilização social inclui a possibilidade de participação de crianças, jovens e idosos.

A campanha valoriza a colaboração dos núcleos comunitários de defesa civil, das associações, comissões, mutirões e movimentos sociais criados durante a última década em comunidades vitimadas pelos eventos climáticos extremos no Brasil. Reconhece, também, o apoio de entidades que têm encaminhado reivindicações e lutas pelos direitos das pessoas e famílias afetadas por desastres naturais.

Medidas recentes

O MCTI assinou recentemente contratos para compra de nove radares meteorológicos e para compra e instalação de 1,5 mil pluviômetros automáticos. As medidas, para aumentar a capacidade de prevenção diante de eventos extremos, inserem-se no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais.

No anúncio do plano de ações do governo federal para proteger e atender a população das regiões Sudeste e Sul durante o período crítico de chuvas do próximo verão, o diretor do Cemaden, Agostinho Ogura, informou que o centro monitora atualmente 274 municípios. Quando começou a operar, em dezembro de 2011, a unidade do MCTI acompanhava 56 cidades. Desde então, a instituição emitiu 236 alertas para o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad/MI), responsável por acionar a defesa civil.


Serviço

Evento: lançamento do projeto Pluviômetros nas Comunidades e assinatura de contratos de compra de pluviômetros semiautomáticos

Data: 21 de dezembro, sexta-feira

Horário: 10 horas

Local: Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) – Rodovia Presidente Dutra, km 40, SP-RJ (campus do Inpe) – Cachoeira Paulista (SP)

Informações para a imprensa: Ascom do MCTI – (61) 2033-7515

 

Texto: Ascom do MCTI, com informações do Cemaden

Outras Imagens
O pluviômetro semiautomático. Foto: Divulgação/Cemaden
O pluviômetro semiautomático. Foto: Divulgação/Cemaden
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação