O 4º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciências 2013 começa nesta quarta-feira (5), em Salvador, e tem como tema “Energia e sustentabilidade". Na abertura oficial, às 19h30, o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antonio Elias, faz a palestra magna sobre “Energia e sustentabilidade: o papel das políticas de C,T&I”.
O encontro, que termina na sexta-feira (7), faz parte da programação de reuniões preparatórias que serão realizadas até o fórum, em novembro de 2013, no Rio de Janeiro. É a primeira vez que o evento será realizado fora da Hungria. Saiba mais sobre o processo e os objetivos.
A coordenação é de responsabilidade do MCTI em parceria com a principais instituições científicas do país. A organização do Fórum Mundial de Ciências é uma atribuição da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências da Hungria. O objetivo dessas reuniões é promover uma ampla discussão nacional sobre o tema do evento em 2013 – “Ciência para o desenvolvimento global”. São Paulo, Belo Horizonte e Manaus foram as sedes dos três primeiros encontros. Acesse o site dos encontros preparatórios.
Como parte da programação, na manhã da quinta-feira (6) o secretário de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), José Sérgio Gabrielli, presidirá a primeira mesa-redonda com uma rodada de palestras sobre "Desafios do setor de petróleo e gás". À tarde, acontecerá a segunda mesa-redonda, com o tema "Desafios da bioenergia", coordenada pela reitora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Dora Leal.
No último dia do encontro, sexta-feira (7), a terceira mesa-redonda colocará em pauta o tema "Fontes alternativas de energia", coordenada pelo presidente da Academia de Ciências da Bahia (ACB), Roberto Santos. A quarta e última mesa de debates, sob orientação do diretor-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Roberto Paulo Lopes, terá como tema "Desafios & perspectivas em energia e sustentabilidade". Após cada mesa, haverá um momento para discussão e debates com o público. Confira a programação e assista aos debates pela internet.
Fonte: Ascom da Fapesb e Ascom do MCTI