C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Raupp participa de conferência sobre inovação na Espanha
19/11/2012 - 12:30
O ministro Marco Antonio Raupp participa nesta segunda-feira (19) da conferência Brasil: Rumo ao Desenvolvimento, em Madri. Ele integra a comitiva da presidente Dilma Rousseff, que está na Espanha. O titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) poderá assinar documento com o objetivo de fortalecer a cooperação bilateral em nanotecnologia.

Promovido pelos jornais El País e Valor Econômico, com apoio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), o evento discute o cenário econômico mundial e oportunidades de investimentos no Brasil. Além do ministro Raupp, participam do painel de abertura – “Educação e inovação: desafios da era do crescimento" – o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e os presidentes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Glaucius Oliva.

A presidenta faz a abertura da conferência e o escritor brasileiro Paulo Coelho, o encerramento. Antes de Madri, Dilma participou da 22ª Cúpula Latino-Americana, em Cádiz, no sul da Espanha, ao lado de chefes de estado e de governo. O bloco tem dezenove países americanos e três europeus (Portugal, Espanha e Andorra).
Na capital espanhola, Raupp integra a comitiva da presidenta, que se reuniu nesta manhã com o rei Juan Carlos I e o primeiro-ministro Mariano Rajoy. Ela esteve no centro cultural Casa do Brasil, quando se encontrou com estudantes do Programa Ciência sem Fronteiras. Em 2012, 1.487 bolsistas embarcaram para estudar em 42 universidades espanholas.

Nanotecnologia

Raupp poderá se encontrar com o ministro espanhol de Economia e Competitividade, Luis de Guindos, para assinar memorando de entendimento para intensificar a colaboração entre instituições de ensino, laboratórios e centros de pesquisa do Brasil e da Espanha em nanotecnologia. A partir da assinatura, os países poderão lançar editais conjuntos para projetos de pesquisa e desenvolvimento, apoiar intercâmbio de cientistas e organizar seminários periódicos para aproximar as comunidades da área.

Há, ainda, a possibilidade dos ministros discutirem parcerias com o Centro de Supercomputação de Barcelona (BSC, na sigla em inglês) e a participação brasileira em programas multilaterais conjuntos, por meio das agências vinculadas ao MCTI, o CNPq e a Finep (Agência Brasileira da Inovação). A pasta chefiada pelo ministro Guindos envolve a Secretaria de Estado de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Antes de chegar à Espanha, o ministro Raupp esteve na Alemanha, de quarta (14) a sexta-feira (16), ocasião em que se encontrou com representantes de instituições de pesquisa do país e acompanhou a agenda do vice-presidente Michel Temer.
 

 

Texto: Rodrigo PdGuerra - Ascom do MCTI

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação