A Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), por meio do Programa AEB Escola, realizará entre este sábado (17) e sexta-feira (23), em São José dos Campos (SP), a 8ª Jornada Espacial. O evento é um prêmio aos estudantes de nível médio mais bem colocados, e seus professores, nas questões de astronáutica da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Visa despertar nos jovens o interesse pela temática espacial, revelar novos talentos e permitir aos alunos um contato direto com profissionais da área.
Neste ano, 50 alunos de 22 estados e do Distrito Federal participam da jornada. Eles terão a oportunidade de conhecer o polo aeroespacial brasileiro por meio de palestras, oficinas e visitas. As apresentações abordarão temas relativos à astronomia, foguetes, satélites e suas aplicações. Uma das mais aguardadas pelos participantes é a que será ministrada pelo astronauta brasileiro, Marcos Pontes, que contará um pouco de sua experiência no espaço.
Os participantes da Jornada Espacial terão a oportunidade de conhecer o Laboratório de Integração e Testes (LIT) e o Centro de Visitantes – ambos no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) –, o Instituto de Tecnologia Aeroespacial (ITA) e as instalações da TV Vanguarda, quando aprenderão como se dá o processo de transmissão de TV por satélite. Uma noite muito aguardada pelos alunos é a visita ao Observatório Astronômico do DCTA, onde eles terão a oportunidade de observar de perto a Lua e os planetas do Sistema Solar. No Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), os participantes conhecerão os foguetes de sondagem nacionais, além da maquete em tamanho real do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1).
O estudante Leonardo Enrico, 16 anos, de Brasília, é um dos participantes da Jornada Espacial deste ano. Ele fez a prova da OBA como desafio pessoal e, após excelente resultado na olimpíada, foi convidado a participar do evento em São José. Leonardo quer cursar engenharia eletrônica e acredita que vai aprender bastante sobre satélites e missões espaciais na jornada.
Incentivo
Foram os amigos de Lusana Borges de Ornelas, 16 anos, de Brasília, que a incentivaram a fazer a prova da OBA e a tentar participar da Jornada Espacial. “Alguns de meus amigos já haviam feito a prova, premiados com medalhas e sido selecionados para a jornada. Ao ouvir tantas novidades incríveis, inclusive sobre a viagem, decidi estudar e dedicar-me a essa área”, conta Lusana.
Segundo o coordenador do AEB escola, Carlos Eduardo Quintanilha, dados preliminares apontam que aproximadamente 80% dos alunos que participam da jornada levam o aprendizado para a carreira e seguem na área de exatas.
Leia mais.
Texto: Ascom da AEB