Detalhe do momento em que o ministro Raupp recebe a medalha Defesa Civil 2012. Foto: Augusto Coelho/Ascom do MCTI
Em nome do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o ministro Marco Antonio Raupp foi uma das 50 pessoas homenageadas, em Brasília, nesta terça-feira (6), com a medalha Defesa Civil Nacional 2012, recebida das mãos do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. O gesto é um reconhecimento à contribuição para a criação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI).
“Para melhorar a política de prevenção, era preciso investir na melhoria da qualidade brasileira de predição, de antecipação à ocorrência de eventos extremos”, explicou Bezerra. “A presidenta Dilma fez uma bela e grande aposta, com a implantação do Cemaden, que ampliou a capacidade da informação repassada pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, o Cenad, às defesas civis de estados e municípios”, acrescentou. E completou, afirmando que “é importante investirmos, cada vez investirmos mais, nos prepararmos melhor e criarmos uma verdadeira cultura de prevenção, que se inicia pela educação, na família e nas escolas”.
Vinculado à Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped) do MCTI, o Cemaden integra – em articulação com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) – o Sistema Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais.
Anualmente, a medalha Defesa Civil Nacional homenageia personalidades e entidades que tenham ajudado a salvar vidas diante de desastres naturais. O ministro Raupp recebeu a condecoração na categoria mais elevada, o grau de Grande Oficial, ao lado de políticos com atuação na área e representantes da imprensa, como a TV Brasil, o portal R7 e a produção JN no Ar, da TV Globo.
Texto: Ascom do MCTI