Mast prepara programação variada para o final de semana no Rio. Foto: Banco de imagens do MCTI
“Observação astronômica das galáxias” é o tema da palestra que o pesquisador Vinícius Bordalo ministra, às 16h deste sábado (3), no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – no Rio de Janeiro. De forma simples e direta, ele explicará ao público algumas técnicas modernas de observação utilizadas na astronomia profissional.
Na ocasião, o palestrante apresentará, por meio de imagens e espectros observados com telescópios, os diversos tipos de galáxias do universo, suas propriedades físicas e evolução ao longo da história cósmica. “Galáxias são os ‘tijolos’ do universo. São em seus ambientes que estrelas, planetas e até a vida se desenvolvem. Não há como entendermos nossa história na Terra sem conhecermos a história da nossa própria galáxia, a Via Láctea”, justifica Bordalo.
Antes da palestra, poderão ser feitas visitas orientadas (às 15h ou 17h), ao conjunto arquitetônico histórico da instituição, como o sistema solar em escala montado no campus, os pavilhões com as cúpulas de observação celeste e parte da coleção de instrumentos científicos.
A partir das 18h30, o museu promove o programa de observação do céu, que inclui um vídeo explicativo sobre a configuração do espaço sideral neste mês, por meio de lunetas e telescópios do século 20. Caso o tempo não esteja favorável, as atividades externas serão substituídas pela visita à exposição As Estações do Ano – Terra em Movimento. Toda a programação é gratuita.
Quem não aproveitar a visita orientada no sábado, poderá fazê-la no domingo (4) , além de curtir o planetário inflável. Em sua cúpula de 3,2 metros de altura e 6,4 metros de diâmetro, os visitantes poderão conhecer os movimentos dos planetas ao redor do sol e relacionar a mitologia grega às constelações, assistindo à simulação de um firmamento estrelado.
Conheça a programação do Mast de novembro.
Texto: Ascom do Mast