Alunos do Centro Educacional Darcy Ribeiro na Ver Ciência. Foto: Giba/Ascom do MCTI
Sustentabilidade, origens do universo, tecnologia para o cotidiano, vida selvagem e a curiosidade humana impulsionando o avanço da ciência. Esses são alguns dos temas abordados na 18ª edição da Ver Ciência – Mostra Internacional de Ciência na TV, que ficará em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília desta terça-feira (23) a domingo (28).
Realizada anualmente com patrocínio da Petrobras e parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a mostra apresenta um diversificado panorama de documentários, séries e programas científicos de televisão do Brasil e do mundo.
Ver Ciência também traz informações sobre os mais recentes estudos e avanços da pesquisa científica e do desenvolvimento tecnológico mundial. A ideia, explica o curador nacional da mostra, José Renato Monteiro, é promover e incentivar a disseminação da cultura científica, em especial junto ao público jovem. O objetivo da mostra é, sobretudo, estimular o pensamento criativo e a visão crítica, contribuindo para ampliar a compreensão da importância da pesquisa científica no dia a dia da sociedade, afirma Monteiro.
Para 2012, foram selecionados 32 programas de emissoras nacionais e estrangeiras, que serão exibidos nas Sessões Ver Ciência. Elas se organizam em cinco módulos com programas de Brasil, Reino Unido, Estados Unidos, Espanha, Chile e Argentina: BBC (British Broadcasting Corporation), WGBH (Public Broadcasting Service/USA), Ciência Sem Fronteiras, NHK (Japan Broadcasting Corporation), Aventura da Ciência 1 e Aventura da Ciência 2. Foram reservadas sessões especiais escolas pelo Programa Educativo do CCBB.
Programação
A 18ª edição da mostra faz uma homenagem especial ao programa Globo News Ciência e Tecnologia, pelo trabalho que desenvolve há mais de dez anos na disseminação da cultura científica pela televisão. Entre as produções do canal que serão exibidas estão os documentários A Busca pelo Bóson de Higgs e Moda Hitech e Internet. Em 2011, a mostra homenageou a TV pública japonesa NHK e, em 2010, foi a vez de Sir David Attenborough, o prestigiado apresentador da BBC.
Outro exemplo da produção nacional para o público infanto-juvenil é o documentário Aventura 100% Selvagem, produção do SBT. O público terá a chance, ainda, de assistir a programas da BBC como Brincando de Deus e A Verdade sobre os Exercícios. Este aborda estudos científicos que demonstram que três minutos de exercícios físicos podem ser muito benéficos para a saúde.
A WGBH, emissora da TV pública americana, exibe Caçando Elementos, programa que explica a origem dos elementos químicos, ingredientes de tudo que existe no universo. São destaques também Carro do Futuro e Por que Navios Afundam?, que levanta suspeita sobre a segurança oferecida pelas embarcações.
Da NHK, o documentário Energia Escura: Descobrindo a Expansão do Universo, relata o intenso trabalho de pesquisa que deu ao físico Saul Perlmutter e aos astrônomos Brian Schmidt e Adam Riess o Prêmio Nobel de Física 2011. A programação traz, ainda, produções sul-americanas, a exemplo do chileno Novas Energias Verdes e do argentino Ligue Já!
Fim de semana
Em seus dois últimos dias, no final de semana, a mostra oferecerá uma animada excursão ao mundo do conhecimento científico, nas sessões Aventura da Ciência, exibindo títulos como Detetives da Ciência: As Formas da Natureza, Inventando Coisas: Cada Vez mais Inteligentes, A Ciência do Futebol e Decifrando seu Código Genético.
Confira a programação completa.
Serviço
Atividade: Ver Ciência – Mostra Internacional de Ciência na TV
Local: CCBB – SCES, Trecho 2, conjunto 22 – Brasília
Informações: (61) 3108-7600 / ccbbdf@bb.com.br / www.bb.com.br/cultura
/ www.twitter.com/ccbb_df
Transporte: ônibus gratuito a partir das 11h
Contato para a imprensa: Cristiano Bastos – (61) 3201-4532 / 9922-0130 / cristianozb@gmail.com
Texto: Ascom do CCBB