Igor Gabriel Oliveira testou a bicicleta que gera energia para refletores de uma maquete de estádio de futebol. Foto: Giba/Ascom do MCTI
O estande do Serviço Social do Comércio (Sesc), no espaço “Tecnologias”, atraiu, neste primeiro dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Distrito Federal, estudantes com a exposição sobre energias alternativas, dentro da temática do evento: “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”.
O estudante Igor Gabriel Oliveira, 17 anos, do 2º ano do Centro de Ensino Médio 804 do Recanto das Emas ( região administrativa do DF), testou a eficiência da bicicleta que, a partir do movimento, gera energia para refletores de uma maquete de estádio de futebol. “Muito criativo e é um incentivo também para pessoas sedentárias”, comentou.
“É uma hipótese para um dia utilizarmos essa alternativa para uma situação real”, acrescentou a monitora Juliana Marques, 18 anos, aluna do 1º ano do Sesc. Juliana faz parte de um grupo de sete estagiários que se revezavam no estande da instituição para explicar as possibilidades diversas de geração de energia.
A estudante Juliana Rodrigues, 16 anos, também aluna do Sesc, participa pela terceira vez da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia . Ela relatava aos visitantes a mecânica de um dispositivo (chamado dínamo) acoplado a uma bicicleta que possibilita o funcionamento de lanterna e de luzes sinalizadoras a partir do movimento do ciclista. “Além de aprender e conhecer coisas inovadoras, o fato de explicar ajuda a absorver mais o conhecimento e me sentir útil”, disse.
Já a universitária Helena Cristina, que cursa química na Universidade Católica de Brasília, apresentava ao público uma miniatura de árvore e de um poste que utilizam placas de silício e baterias para captar a energia solar. “Esse poste custa R$ 3 mil e é mais econômico do que o comum, que gasta R$ 8 mil e exige mais a manutenção”, destacou. “Esse projeto é de um engenheiro elétrico e está sendo colocado em prática no Riacho Fundo (região administrativa do DF) para iluminar paradas de ônibus”, informou.
Para o professor de física, Demétrios Leão, a iniciativa de trazer o aluno para o evento é uma oportunidade para reforçar o aprendizado. “É um exercício diferente para ele, que entra em contato com o conhecimento extracurricular e aprende como fazer”, afirmou.
Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI