A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Paraíba (SNCT/PB) deverá mobilizar, pelo menos, 35 mil pessoas neste ano, público 94% superior ao de 2011, quando atraiu 18 mil visitantes.
A previsão é de Fernando Medeiros, responsável pelo evento no estado e coordenador de Programas de Ação Comunitária (Copac), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ao destacar que o maior objetivo da semana é popularizar a ciência e despertar o interesse, em especial das crianças e dos jovens, sobre assuntos científicos.
Até a manhã dessa segunda-feira (15), o site da semana apontava 409 eventos cadastrados, 17 cidades participantes e 150 instituições parceiras. A cerimônia de abertura será realizada no Café Cultura, em Santa Luzia, na região do Seridó. A SNCT, sob a coordenação nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), vai até domingo (21).
A previsão da organização é que João Pessoa receba um público de aproximadamente 7,5 mil pessoas na semana. Organizado pela UFPB, o Circuito do Conhecimento oferecerá aos alunos do ensino básico acesso a atividades que reforcem o conhecimento científico. Também fazem parte da programação a 2ª Caminhada Cultural da UFPB, com a participação da Orquestra Jovem da universidade, e a apresentação do grupo de teatro Deuzerohoravamoemborao.
Capacitação
De terça (16) a quinta-feira (18), o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa da Paraíba (Sebrae/PB) promoverá, na capital, o Inova Gastronomia Paraibana, um dos maiores eventos gastronômicos do estado, que visa aperfeiçoar e divulgar as novas tendências da cozinha regional, nacional e mundial. Durante quatro dias, serão apresentados painéis e atividades orientadas por renomados chefs brasileiros, além de ações de capacitação dos profissionais de bares e restaurantes de todo o estado.
Durante a 8ª Exposição de Produtos e Serviços do Vale do Piranhas (Expovale), no município de Sousa, a partir de quinta-feira (18), cerca de 50 empresas apresentarão o potencial produtivo dos setores da indústria, do comércio, dos serviços e do agronegócio. Paralelamente, haverá a 3ª edição da Feira de Agronegócios do Vale do Piranhas (Agrovale). As atividades, desenvolvidas pelo Sebrae, incluirão ações sustentáveis, palestras, apresentações de grupos culturais, oficinas de reciclagem, distribuição de mudas e orientações sobre coleta seletiva.
Insa
O Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) apresenta, de até sexta-feira (19), em Campina Grande, o projeto Cientista na Escola, pelo qual pesquisadores do instituto ministrarão aulas em escolas públicas sobre o tema da semana: “Economia Verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Na nova sede do Insa, o público também poderá conhecer as pesquisas desenvolvidas nas áreas de meio ambiente, recursos hídricos e coleta seletiva.
Além da instalação de tendas para apresentação de trabalhos, o Insa montará uma unidade móvel do Museu Interativo do Semiárido, da Universidade Federal de Campina Grande (Misa/ UFCG), para fazer a divulgação da produção cultural e científica voltada à fauna e flora e ao potencial da região.
Sobre a SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada, desde 2004, em todo o Brasil. Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T). A coordenação nacional é de responsabilidade do MCTI, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) e das coordenações locais.
Confira a programação no site da SNCT.
Texto: Ascom do MCTI