Cartaz da programção na Bahia. Imagem: Secti/BA
O universo científico estará perto do público na 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em todo o país, de segunda-feira (15) ao dia 21. Na Bahia, as atividades começam na terça-feira (16), no Salvador Shopping, na capital, e um mestre de cerimônias tecnológico promete chamar a atenção: o Robozão Bahia.
O mascote da SNCT/BA tem 2,6 metros (m) de altura e 1,6 m de envergadura, dança e canta. Vai interagir com os visitantes durante o evento, que é promovido anualmente pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) para apresentar, de forma dinâmica e interativa, equipamentos científicos e tecnológicos de diversas áreas.
A tecnologia do robozão, comandado por controle remoto, foi desenvolvida exclusivamente no estado, como explica seu criador, o desenhista industrial Lei Almeida. "Para isso, foram reunidas várias técnicas de mecatrônica, de modelismo de radiocontrole e de fantoche", conta Almeida, que é formado pela Universidade Federal da Bahia. "Sempre gostei de ciência e pesquisei bastante. Criei esse personagem ainda quando criança e com os avanços da tecnologia veio a possibilidade de fazê-lo de forma real", diz.
Foi o mascote que entregou o convite da SNCT ao governador Jaques Wagner, no dia 5. A visita chamou a atenção dos funcionários e atraiu a curiosidade dos presentes. Durante a semana nacional, o robô circulará pelo Salvador Shopping, convidando o público a conhecer a exposição e apresentando os experimentos.
Atrações
Esse não será o único destaque. Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Paulo Câmera, entre as atrações previstas estão oficinas gratuitas de astronomia, nas quais os jovens poderão visitar um planetário e participar da exposição de painéis Paisagens Cósmicas da Terra ao Big Bang. Os temas das oficinas, realizadas em grupos de 24 participantes, envolvem dimensões do planeta e do Sistema Solar e a construção de um espectroscópio.
O visitante poderá conhecer de forma interativa 19 equipamentos científicos nas áreas de astronomia, eletromagnetismo, robótica, fluidos, óptica, mecânica, acústica e termologia. Em uma tenda climatizada com 450 metros quadrados, a Secti levará para o público informações sobre a temática da semana deste ano: "Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza".
Todo esse conteúdo e as realizações do governo do estado, por meio dos diversos programas e projetos relacionados ao tema, serão visualizados em telas interativas e videowall, que formam uma parede de 20 metros. Além de despertar o interesse dos visitantes de diferentes idades e estimular o interesse pela ciência, a proposta do evento é tornar o conhecimento acessível por meio de umafórmula mista de cultura e entretenimento.
"Com isso, o governo baiano pretende incentivar nos visitantes de todas as idades o interesse pela ciência, tão importante para fomentarmos a criatividade, a atitude científica e a inovação na Bahia", destaca Câmera.
Sobre a SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi instituída em 2004, por decreto presidencial, para mobilizar a população, principalmente os jovens e as crianças, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.
A coordenação nacional é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) e das coordenações locais.
Confira no site da SNCT as atividades cadastradas.
Texto: Denise Coelho/Ascom do MCTI