C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Secretário do MCTI lança desafio em seminário internacional
Clique para ver todas as fotos de Secretário do MCTI lança desafio em seminário internacional
Secretário Alvaro Prata lança desafio em seminário. Foto: Giba
04/10/2012 - 19:55
Gestores públicos, empresários e pesquisadores devem encarar o desafio de ampliar a percepção da sociedade sobre a importância do investimento em tecnologia, sobretudo em setores estratégicos para a economia. 

A declaração foi feita, nesta quinta-feira (4), pelo secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec/MCTI), Alvaro Prata, na abertura do Seminário Internacional em Estruturas em Aço, Ensino e Pesquisa Científica e Tecnológica. O encontro foi realizado na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), em Brasília.

“Nós, do governo federal, vamos buscar, cada vez mais, dar as respostas que a sociedade precisa. Mas é preciso também que todos coloquemos no nosso colo aquela parte que nos compete. Como é que eu posso ajudar a resolver o problema? Esse exercício deve ser feito individual e coletivamente“, recomendou o secretário do MCTI.

A diretora do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), Catia Coelho, apontou para as “infinitas oportunidades” disponíveis no setor, mas lançou um alerta. “O momento é agora. Se a nossa educação não se mobilizar, vamos importar engenheiros da China. Então, é a nossa hora de investir e pensar na questão da sustentabilidade. Nossa indústria opera abaixo da capacidade”, afirmou, ao lembrar que “as décadas de 1980 e 1990 foram perdidas para a engenharia e arquitetura brasileiras”.

De acordo com o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, o seminário deve servir como “balcão de ideias” que subsidie a elaboração de editais específicos, voltados ao programa Ciência sem Fronteiras ou a programas de fomento à indústria nacional de estruturas. “Estamos longe de ter a massa crítica que precisamos. O Brasil tem hoje 1,4 doutor para cada mil habitantes”, afirmou. “A princípio, nós planejamos chegar numa meta de ter seis [por mil], que é o padrão de Canadá e Austrália, embora ainda distante de EUA e Alemanha”, acrescentou.

O objetivo do evento – que se encerra nesta sexta-feira (5) – é discutir quais são as áreas prioritárias para pesquisa e formação de pessoal de nível superior no país, com foco na indústria da construção civil em aço, além de analisar possibilidades de interação com instituições internacionais de renome. 

Conheça a programação do evento

Leia mais.

Texto: Ascom do MCTI
 

Outras Imagens
Secretário Alvaro Prata:
Secretário Alvaro Prata: "Vamos buscar as respostas que a sociedade precisa". Foto: Giba
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação