A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais, receberá o 6º Encontro Nacional de Comissões Internas de Biossegurança (EnciBio), em outubro, e comandará suas atividades. O evento traz atualizações para os membros dessas instâncias e discussões sobre a legislação e suas necessidades.
O EnciBio é bianual e acontece em diferentes estados brasileiros. A sexta edição, em 2012, tem como tema “Riscos e liberação de OGM na natureza” e marca os dez anos de reuniões das comissões internas de biossegurança (CIBios). O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), é um dos apoiadores.
O evento terá quatro dias, sendo dois dias de EnciBio (15 e 16 de outubro) e dois para as reuniões ordinárias da CTNBio (dias 17 e 18). O encontro nacional será formatado por palestras, mesas-redondas e grupos de discussões, além de visitas técnicas, simpósios satélites e feira comercial. Nas reuniões da CTNBio haverá análise de projetos envolvendo organismos geneticamente modificados (OGMs), também conhecidos como transgênicos.
As atividades do 6º EnciBio foram programadas para propiciar intercâmbio de conhecimento e melhoria nos processos e procedimentos. O objetivo é capacitar os membros das CIBios e promover a troca de experiência entre elas para o aprimoramento de suas atividades, a exemplo do julgamento de projetos com OGMs das áreas vegetal, animal e de saúde. O evento está preparado para receber 450 participantes de todas as regiões do Brasil ligados ao segmento da biossegurança.
Visite o site do encontro.
Texto: Ascom do EnciBio