C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Olimpíada de Matemática mostra exemplo de superação
Clique para ver todas as fotos de Olimpíada de Matemática mostra exemplo de superação
Ricardo já ganhou seis medalhas de ouro na Obmep Foto: Site Pé no chão Informativo
28/08/2012 - 15:16
Superação. Seu nome é Ricardo Oliveira Silva, 23 anos, cearense, e uma grande vontade vencer e ultrapassar seus próprios limites. Impedido de frequentar a escola até os 16 anos, devido à uma atrofia espinhal, ele é um dos 500 medalhistas de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2012.

A limitação física – ao contrário do que seria para a maioria – não deteve a caminhada vitoriosa de Ricardo. Mesmo sem ter podido aprender a ler, escrever e estudar até os 16 anos, o estudante teve ajuda dos pais, que o motivaram ao contato com as primeiras letras, números e operações.

A trajetória do campeão de matemática de Várzea Alegre (CE) começou por meio de um programa de inclusão educacional oferecido pelo governo do Estado, em 2007, quando também ganhou a primeira medalha de ouro na olimpíada. Hoje, o filho de agricultores, que usa cadeira de rodas e foi levado num carrinho de mão pelo pai para fazer a primeira prova, exibe com orgulho quatro medalhas de ouro e duas de prata.

Primeira medalha

Em 2008, ele recebeu a primeira medalha de ouro do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na segunda-feira (27), durante a Cerimônia de Premiação da Obmep, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, ele recebeu a medalha de 2011 das mãos da presidenta Dilma Rousseff. Após a cerimônia, ele não conseguia explicar aos jornalistas a emoção que sentia pelo reconhecimento.

Dedicação aos estudos e o amor pelas ciências exatas contribuíram para ter chegado tão longe, avaliou Ricardo. “Sempre fui curioso, como um cientista, a matemática é o alicerce de toda ciência, por causa disso tive mais facilidade”, afirmou o estudante, que hoje está finalizando o ensino médio e ainda não decidiu que profissão seguir.

Participação

A Obmep é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que integra o sistema do MCTI, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A iniciativa começou em 2005, com a participação de 10 milhões de estudantes de 30 mil escolas.

Ao falar sobre o crescimento da olimpíada, que hoje mobiliza 19 milhões de estudantes de 46 mil escolas em todo o país, o coordenador geral da Obmep, Claudio Landim, ressaltou a importância do apoio oferecido aos medalhistas “Essa olimpíada está conseguindo mudar o destino de milhares de crianças”, disse.

O apoio ocorre por meio do curso de iniciação científica, com a participação dos melhores professores do país e a utilização de material didático qualificado e da bolsa também oferecida aos alunos medalhistas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

Durante a cerimônia, o diretor do Impa, César Camacho, anunciou a ampliação do programa, que atende hoje até 3.200 medalhistas com programas de iniciação científica. A meta é ampliar para 10 mil estudantes em 2012, sendo 4.500 no próximo ano. A justificativa seria o grande desempenho dos estudantes nas provas. “Se a Obmep já é a maior olimpíada do mundo ela será também o maior programa de inclusão social pelo mérito”.


                                                                     Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI


 

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação