O ministro, durante o lançamento da conferência. Foto: Jarbas Oliveira - Ascom/MCTI
23/08/2012 - 17:09
Na manhã desta quinta-feira (23), em Fortaleza, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, anunciou investimentos de R$ 80 milhões por parte do governo federal na compra de um navio para pesquisa oceanográfica.
“O investimento neste navio vai representar um grande recurso na pesquisa e desenvolvimento da tecnologia para explorarmos nossa Amazônia azul”, afirmou, usando expressão que faz referência à riqueza do bioma. Ele participou do lançamento da 2ª Conferência Científica das Nações Unidas sobre o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos de Secas (UNCCD).
Segundo Raupp, o governo tem que assumir a liderança nessa seara para estabelecer infraestruturas que gerem conhecimento sobre o mar territorial brasileiro.
A ideia é que sejam construídas plataformas de pesquisa no Ceará e no Rio Grande do Sul, estados que já contam com pesquisa oceanográfica desenvolvida, e, posteriormente, na região amazônica, no encontro do rio Amazonas com o mar. As plataformas funcionariam como laboratórios flutuantes.
Rede cooperativa
Raupp afirmou, ainda, que solicitará ao governador do Ceará, Cid Gomes, um espaço próximo ao mar para a construção do centro de pesquisa. “A compra do navio inicia um processo para estabelecer uma rede cooperativa de centros estaduais de oceanografia, dando um impulso para a pesquisa nesta área. As universidades têm papel importante nisso, porque são plataformas de pesquisa no continente”, explicou.
O ministro afirmou, ainda, que todos do MCTI devem se envolver nas políticas desenvolvidas pelo ministério, que já vem se envolvendo em muitos programas nacionais, e que as políticas de ciência e tecnologia devem ser transversais a governos, sociedade civil e universidades para potencializar o desenvolvimento das tecnologias. “Queremos partir para um sistema cooperativo transversal nas políticas de operacionalidade às boas práticas de pesquisa”, finalizou.
Texto: Isabelle Vieira – Ascom do MCTI