Pesquisas e projetos relacionados com o bioma amazônico, ecossistemas de áreas inundáveis, perspectivas de uso sustentável, iniciação científica, impactos socioambientais estão entre os diversos temas que serão tratados pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) durante a 64ª Reunião Anual da SPBC, aberta neste domingo (22), no campus da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), em São Luís.
Além de palestras, conferências, reuniões e exposições sobre a sustentabilidade amazônica, o Inpa abordará temas como a formação de recursos humanos especializados, variabilidade e perspectivas de uso sustentável, Maranhão: um encontro de biomas; Belo Monte: impactos socioambientais e Movimento Xingu vivo para sempre.
Durante a mostra de ciência, tecnologia e inovação (ExpoT&C) – que começou às 9h desta segunda-feira (23), numa área de 6 mil m² – o estande do instituto apresenta representações da biodiversidade, pesquisas, além de palestras temáticas sobre a identificação anatômica de madeiras tropicais; o “bosque da ciência” como instrumento de popularização da ciência; o cubiu, uma nova fruteira da Amazônia com potencial agrícola; além do lançamento de nove publicações do Inpa, com sorteio de exemplares e também degustação de produtos amazônicos.
Empreendedorismo O empreendedorismo e as tecnologias sociais também estarão presentes na participação do Inpa na Reunião, por meio da exposição de produtos e processos protegidos, que contêm informações sobre as tecnologias contidas nas patentes, assim como o conhecimento produzido pelos pesquisadores, e os saberes tradicionais que constituem o marco inicial de suas pesquisas.
Economia verde será o foco da temática institucional apresentada na exposição. Produção e tecnologias de alimentos, aproveitamento de madeiras e resíduos florestais, filtragem e desinfecção de água utilizando energia solar e produtos regionais serão alguns dos assuntos que o visitante poderá conhecer um pouco mais.
Geléias, sucos, bombons e licores de frutas de camu-camu, araçá e cubiu, além de sopa de piranha desidratada, palmito de pupunha e açaí e salsicha de peixe, serão servidos para que o público presente no evento possa conhecer, mesmo que de forma incipiente, os sabores e potencial nutritivo das iguarias amazônicas.
Leia mais.
Texto: Ascom do MCTI - Site do Inpa