Durante a 64ª Reunião da SPBC - que ocorre entre 22 e 27 de julho no campus da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), em São Luís (MA) - o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) apresentará maquetes de dois projetos do programa espacial brasileiro.
A primeira maquete mostrará detalhes de equipamentos do satélite sino-brasileiro CBERS-3, cujo lançamento está previsto para o final deste ano. A outra maquete apresentará imagens do SCD, primeiro satélite de coleta de dados lançado pelo Brasil, em 1993.
Para homenagear a cidade-sede da reunião, o Inpe colocará na entrada de seu estande uma imagem ampliada da capital maranhense, captada pelo satélite CBERS. Além de exibir vídeos que mostram sua atuação em áreas como engenharia e cooperação internacional, o instituto dará destaque à oferta gratuita de imagens de satélites, testes realizados para a indústria nacional e dados de desmatamentos. Os visitantes também receberão cartilhas didáticas sobre os projetos do Inpe
Na terça-feira (24), das 10h30 às 12h, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB) José Raimundo Braga Coelho (AEB) realiza conferência sobre o tema “O Programa Espacial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável”. No mesmo dia, das 15h30 às 18h, o representante do Inpe/AEB Thyrso Villela Neto; da SBF, Celio Costa Vaz , e da Ufrn, José Renan de Medeiros, participam de mesa-redonda sobre o tema “Tecnologias Estratégicas para o Programa Espacial Brasileiro: Oportunidades para as Universidades e Institutos de Pesquisas”.
Leia mais. Texto: Ascom do MCTI - Site do Inpe