O veículo suborbital brasileiro VS-40M – que transportava o experimento alemão Shefex 2 (Sharp Edge Flight Experiment) – foi lançado com êxito pelo Centro de Lançamento de Andoya (Noruega), no dia 22..
O VS-40M foi financiado pelo Centro Espacial Alemão (DLR). Para o teste de novos materiais e tipos de proteção térmica para voos hipersônicos e de reentrada atmosférica, foram utilizadas placas de carbeto de silício desenvolvidas no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), materiais utilizados na estrutura do Satélite de Reentrada Atmosférica (Sara).
Somente o custo dos experimentos da missão espacial Shefex 2 somou 10 milhões de euros, estimando-se que outros 6 milhões tenham sido investidos durante o desenvolvimento desse experimento.
Em 2005, o Shefex 1 foi lançado com o foguete brasileiro VS-30 Orion. O Shefex 3 está previsto para voar, em 2016, a bordo do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1), em desenvolvimento conjunto pelo IAE e DLR, com participação de indústrias brasileiras e alemãs.
Leia mais.
Texto: Ascom do IAE