Música e ciência podem estar mais entrelaçadas do que se imagina. Esse foi o mote do diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCTI, Ildeu Moreira, em palestra proferida na Arena de Debates do Espaço Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável.
O pesquisador destacou que existem canções da MPB que remetem diretamente a ciências, conceitos científicos ou mesmo pesquisadores ou inventores. “É curioso notar que no primeiro ano de gravações no Brasil, em 1903, já existia uma música sobre ciências”, apontou Moreira, ao citar a Quadra de Santos Dumont, de Eduardo das Neves. “Contém aquele ufanismo brasileiro, destacando o inventor”, observou o palestrante.
Outro exemplo dado pelo diretor do MCTI é o samba Ciência e Arte, criado por Cartola em 1948, que faz menção a alguns inventores, assim como A Alma e a Matéria, de 2006, interpretada por Marisa Monte.
A linha musical, incluindo trechos das faixas abordadas, seguiu nos mais diferentes gêneros da MPB, do pop ao baião, passando por um divertido repente sobre a informática.
Acompanhe a participação do MCTI na Rio+20. Texto: Gerhard Brêda – Ascom do MCTI