C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Espanhol  Inglês 
Notícia sobre a Rio +20 Estudantes mostram sistema que torna sementes de açaí em adubo
Clique para ver todas as fotos de Estudantes mostram sistema que torna sementes de açaí em adubo
Os estudantes Ernane Neto e Marcio Kennedy. Foto: David Normando/Ascom do MCTI
16/06/2012 - 19:14
O açaí se tornou popular em todo o Brasil nos últimos anos, servido em forma de polpa. É um alimento energético, popular entre praticantes de atividades físicas. Para resolver os problemas dos restos da indústria desse produto, um grupo de estudantes da cidade de Igarapé-Miri (PA) desenvolveu um sistema barato e sustentável para transformar as sementes do fruto em adubo. Eles mostram o projeto no Espaço Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, Armazém 4 do Píer Mauá.

“No Pará, o açaí é um fruto de consumo diário, especialmente na forma de suco”, explica Ernane Neto, um dos estudantes do colégio Manuel Antônio de Castro que desenvolveram a técnica. “O problema é que só utilizam o fruto, que representa uma pequena parte do açaí, e as sementes são jogadas pelas ruas, trazendo pestes e doenças para as pessoas.”

Ele e Marcio Kennedy, então, levaram sementes para a escola e projetaram um jeito de elas se transformarem em adubo, usando um moedor industrial. “O problema é que os moedores industriais custam mais de R$ 3 mil, isso inviabiliza que os pequenos produtores tenham um em suas terras”, explica Ernane. “Por isso, desenvolvemos um triturador sustentável, feito de materiais reciclados, manual, que custa em torno de R$ 20.”

Acompanhe a participação do MCTI na Rio+20. 

                                                                                                                      Texto: Gerhard Brêda – Ascom do MCTI
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação