Revelar a Amazônia ao mundo. Este é um dos objetivos da exposição Amazônia Desconhecida, que o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI) apresenta no Espaço Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, no Armazém 4, no Píer Mauá.
Composta por quatro painéis, a exposição apresentará o Censo de Biodiversidade, trabalho que visa a organizar o conhecimento sobre a rica diversidade biológica da região, além de informar sobre as espécies ameaçadas de extinção e as áreas prioritárias para pesquisas, em todos os biomas brasileiros. Para facilitar a compreensão dos temas, o visitante contará com jogos eletrônicos, cartilhas, kits educativos e vídeos realizados pela mídia regional.
Um dos destaques é o trabalho de pesquisa sobre o pau-cravo (Dicypellium caryophyllaceum), espécie considerada extinta e que durante o período colonial da história do Brasil era uma das drogas do sertão. O pau-cravo, com sabor de cravo e aroma de canela, foi redescoberto em 2008 por uma equipe de pesquisa do Museu Goeldi, coordenada pelo pesquisador Rafael Salomão.
Leia mais.
Texto: Agência Museu Goeldi