O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, participou nesta quarta-feira (13) da inauguração do Pavilhão Brasil pela Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, com a presidenta Dilma Rousseff. O evento, realizado no Parque dos Atletas, próximo ao Riocentro, teve ainda a presença do governador e do prefeito do Rio, Sérgio Cabral e Eduardo Paes, além de outros ministros.
Em seu discurso, Dilma defendeu uma economia sustentável e confirmou o compromisso do Brasil com a sociedade e com o meio ambiente. A presidenta destacou ainda as ações nacionais no setor e afirmou que é possível ter crescimento com sustentabilidade.
“É uma honra sediar uma conferência mundial, na qual teremos, ao longo dos dias, discussões sobre o futuro que queremos para nós, para os nossos filhos e netos, e sobre o presente que temos a responsabilidade de transformar”, declarou. “Este espaço do Pavilhão Brasil mostra a todos os avanços do país em termos de desenvolvimento econômico, sempre integrando o meio ambiente nas ações. O meio ambiente não é um adereço. Faz parte da nova visão de inclusão e crescimento.”
A presidenta também destacou a preocupação do país em acabar com a desigualdade, sugerindo um modelo econômico que una os conceitos de preservação, crescimento e inclusão.
“Aqui [no Pavilhão Brasil] apresentamos exemplos concretos de como o Brasil cumpre seus compromissos, que nós definimos para nós mesmos, de forma voluntária”, disse Dilma Rousseff. “Consideramos que a sustentabilidade é um dos eixos centrais da nossa concepção de desenvolvimento, com bases em ajustes que não prejudiquem o meio ambiente, as pessoas e a biodiversidade. A Rio+20 é um processo que começou com a Rio 92, e teremos que iniciar um recomeço."
Assista ao discurso em vídeo. Texto: Juliana d’Arêde – Ascom do MCTI