A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) terá uma estrutura de 3,5 mil metros quadrados (m2) totalmente planejada a partir de um design “verde” na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O espaço da financiadora, no Armazém 3 do Píer Mauá, Zona Portuária, sediará a exposição Inovação para o Desenvolvimento Sustentável.
Diversas empresas e instituições públicas e privadas – entre as quais Itaipu Binacional, Embraer e Embraco – estarão presentes. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e instituições associadas também confirmaram presença e ocuparão um estande com cerca de 300 m2. Todos os expositores apresentarão produtos, serviços e processos inovadores ligados ao tema que norteia o evento.
Já o Armazém 4 foi cedido pela financiadora para O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). “Os projetos expostos terão por foco a inovação consorciada com sustentabilidade. A Financiadora, que está apoiando a Rio+20 com R$ 3 milhões, quer liderar o apoio às iniciativas voltadas ao crescimento responsável do ponto de vista ambiental”, afirma a chefe da Coordenação de Cooperação Internacional da Finep, Alice Abreu.
Alice destaca ainda que já foi assinado um outro acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que permitirá à Finep organizar eventos internacionais de grande envergadura ligados à inovação para a sustentabilidade.
Fórum de sustentabilidade No dia 15, será realizado o Venture Forum Brasil Sustentável, que vai apresentar empresas inovadoras com atuação centrada em tecnologias verdes ou destaque nos componentes ligados à sustentabilidade (social, ambiental e econômico) a potenciais investidores de seed capital, venture capital e private equity. As empresas selecionadas também terão espaço para a exposição de seus produtos e serviços no pavilhão da Finep na conferência.
Leia mais. Texto: Ascom da Finep