Missão
Projetar, desenvolver, fabricar e comercializar componentes pesados relativos a usinas nucleares e a outros projetos, atendendo às demandas estratégicas da nação.
Histórico
A Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (NUCLEP), localizada em Itaguaí (RJ), é uma indústria de base produtora de bens de capital sob encomenda, que atua preferencialmente na área de caldeiraria pesada, atualmente vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É uma sociedade de economia mista regida pela Lei nº 6.404/76 (Lei das Sociedades Anônimas), pelo Decreto nº 76.805/75 (Decreto de Criação), por seu estatuto e outros dispositivos legais aplicáveis. Seu objeto social, é projetar, desenvolver, fabricar e comercializar componentes pesados relativos a usinas nucleares, a construção naval e offshore e a outros projetos.
A implementação do Programa Nuclear Brasileiro evidenciou o quanto era necessário, para a geração de energia nucleoelétrica, o apoio de uma empresa dotada de capacidade de engenharia de produtos e de processos de fabricação para os componentes pesados.
Com o conhecimento absorvido por meio do desenvolvimento do programa, colocando-se em patamar respeitável de sofisticada tecnologia, segundo padrões internacionais de qualidade e de excelência, a NUCLEP se posiciona na vanguarda da produção de componentes pesados para usinas nucleoelétricas, atendendo a necessidade de capacitar o país na geração de energia nuclear, colocando-a a serviço do desenvolvimento econômico, científico e tecnológico nacional, além de responder às demandas atuais e necessidades futuras da sociedade na produção de outros sofisticados equipamentos para as indústrias petrolífera, petroquímica, química, siderúrgica, naval, de mineração e de papel e celulose, entre outras.
Sendo uma indústria estratégica pelas características únicas de suas instalações, equipamentos e tecnologia que domina, a NUCLEP complementa a indústria de base brasileira, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento industrial e econômico do Brasil. A experiência e a sofisticação tecnológica adquiridas nos projetos do setor nuclear proporcionaram à NUCLEP um elevado nível de competitividade como indústria de primeira linha.
Atividades
A NUCLEP tem trinta e um anos de atividades operacionais, cujo início ocorreu em maio de 1980. Ao longo do tempo, mercê da grande complexidade operacional e tecnológica requerida para o desenvolvimento de seus negócios – e não obstante a descontinuidade sofrida pela implantação do Programa Nuclear Brasileiro – a empresa se tornou um centro de excelência diferenciado e reconhecido em todo o mundo, ampliando e diversificando suas atividades, integrando-se definitivamente à indústria de base e consolidando sua posição de mercado a partir dos produtos e serviços que passou a oferecer para uma ampla gama de empresas no país e no exterior.
A grande quantidade de produtos de alto conteúdo de engenharia e de tecnologia gerados pela empresa no período, inclui o fornecimento de componentes nucleares, de estruturas metálicas para plataformas de produção de petróleo, construção de suportes para sustentar emissários submarinos, construção de cascos resistentes para submarinos nacionais, além da produção de componentes diversos para as indústrias nos setores de mineração, química e petroquímica, siderurgia e automobilística, bem como a fabricação de componentes de turbinas para as usinas hidrelétricas, termelétricas e componentes pesados para as indústrias offshore e de petróleo e gás.
No setor nuclear, foi a responsável pelo fornecimento de equipamentos para a usina nuclear Angra 2 (acumuladores e condensadores), pela fabricação dos dois geradores de vapor substitutos para a usina nuclear Angra 1, e pela fabricação do pressurizador de Angra 3. Além disso, fabricou o primeiro reator nuclear naval, tornando-se pioneira em nacionalizar a tecnologia para fabricar e montar vasos de pressão com especificações nucleares, assim como executou o desenvolvimento tecnológico e a fabricação do primeiro conjunto de racks supercompactos para usinas nucleares fabricados no Brasil. Sendo uma empresa que trabalha com tecnologia de ponta, os serviços da NUCLEP foram solicitados também para projetos fora do país. Fabricou, por exemplo, o vaso de pressão do reator da Usina Nuclear Atucha 2, na Argentina, e dois contadores de radiação de corpo inteiro - Whole Body Unit - sendo um para o governo de Cuba e um para a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Em 2010, iniciou o processo de fabricação dos acumuladores e condensadores para a usina nuclear Angra 3.
Na área de pesquisa nuclear, a NUCLEP participa do projeto international Reactor Innovative and Secure (IRIS) constituído por um consórcio internacional que tem como objetivo projetar um reator nuclear de quarta geração que atenda aos seguintes quesitos: garantia de resistência à proliferação nuclear; aumento substancial da segurança em todos os sentidos (dos trabalhadores, da usina e do público geral); produção de energia elétrica a preços competitivos; e promoção de drástica redução do lixo nuclear.
Em outro segmento, atuou no desenvolvimento da tecnologia de fabricação de cascos resistentes dos quatro submarinos do tipo IKL-1400 da Marinha brasileira. Destaca-se, ainda, pelo pioneirismo e desenvolvimento tecnológico na fabricação de uma câmara hiperbárica para pressões equivalentes a 3.000 metros de profundidade, para o Cenpes – Petrobras, cuja aplicação principal é no sistema de exploração e de produção de petróleo em águas profundas. Em 2011, iniciou o processo de fabricação dos cascos de quatro submarinos para a Marinha do Brasil, do tipo Scorpène, de tecnologia francesa, obra de fundamental importância para o interesse nacional, resultado de acordo de cooperação entre os governos do Brasil e da França.
Na indústria offshore, a NUCLEP construiu os blocos estruturais do casco das plataformas Petrobras P-51 e P-56. A execução dessas obras representa um marco na indústria brasileira, não só pelo seu pioneirismo e pela sua importância tecnológica de fabricação, mas também pela contribuição na geração de empregos Em 2011, forneceu equipamentos (Flotador, Separador de Água e Óleo e Tanques de Drenagem), e que referem-se ao 1º conjunto com base no protocolo de parceria assinado entre a Petrobras e a NUCLEP, em 2007. O protocolo de parceria firmado entre as duas empresas tem como objetivo a realização de contratos diretos, facilitando uma maior integração técnica e a redução de custos dos equipamentos fabricados.
A fábrica está construída em um terreno de 1 milhão de metros quadrados apresentando cerca de 95 mil metros quadrados de área coberta. O galpão principal de produção é constituído de seis corpos geminados com, aproximadamente, 200 metros de comprimento por 160 metros de largura, dispondo de uma capacidade nominal de movimentação de carga de até 600 toneladas, podendo atingir, em casos especiais, até 900 toneladas. A NUCLEP possui ainda um terminal portuário privativo roll-ron, roll-off, para cargas indivisíveis de até 1.000 toneladas, ligado à fábrica por uma via de acesso privativo de 3 km de extensão, especialmente pavimentada para suportar cargas de até 39 toneladas por eixo de carreta.
A NUCLEP conta com infraestrutura industrial e possui potencial para fornecer equipamentos (reatores, torres, vasos de pressão, permutadores de calor, esferas de armazenamento de gás e assemelhados), estruturas navais (submarinos e plataformas semissubmersíveis), outras estruturas metálicas de grande porte e componentes para usinas hidrelétricas e térmicas. Tais equipamentos e componentes estão relacionados a vários dos mais importantes empreendimentos do país, tais como: a construção da Usina Nuclear Angra 3; os programas da Petrobras para construção e modernização de refinarias e petroquímicas, para antecipação da produção de gás natural; o programa de construção de plataformas marítimas de perfuração e de produção da Petrobras; o programa de modernização e expansão da frota da Transpetro; o programa de construção de submarinos da Marinha do Brasil, entre outros.
Os produtos e serviços fornecidos pela NUCLEP sempre estiveram associados a altos padrões de qualidade, sendo que a empresa detém os mais importantes certificados de qualidade da sua área de atuação, como a certificação ISSO 9001/2008 e as certificações ASME NA, NS, NPT, U, U2 e R.
Perspectivas
Ser reconhecida, até 2013, como empresa de referência na fabricação de equipamentos e componentes pesados, com capacidade de atender às demandas estratégicas da nação e habilitada a absorver e desenvolver, continuamente, novas tecnologias, principalmente nos seguintes segmentos de atuação: equipamentos para a área nuclear; equipamentos de alto valor agregado para indústria de petróleo e gás; estruturas navais, especialmente para a área offshore; submarinos; e motores marítimos de grande porte.
Recursos Humanos
815 Empregados
56 Aprendizes
169 Colaboradores Terceirizados
Contatos:
Avenida General Euclydes de Oliveira
Figueiredo, 200/500
CEP: 23.825-410
Itaguaí – RJ
Fone: (21) 3781.4666
Email: comercial@nuclep.gov.br