.jpg)
A crescente importância da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento do país requer uma preocupação cada vez maior com a transparência e com a efetividade da alocação dos recursos destinados a essa finalidade.
A disponibilização para a sociedade de informações e indicadores voltados para o monitoramento e para o acompanhamento das políticas de C,T&I é requisito indispensável para o debate sobre a política científica e tecnológica no Brasil.
Dessa forma, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do seu Monitor de políticas de C,T&I, apresenta, nesta seção, informações consolidadas sobre programas e ações do Ministério.
Esta seção está estruturada em subseções: "Orçamento", "Renúncia Fiscal", "Créditos FINEP" e "Projetos apoiados pelo FNDCT", cujo detalhamento está disponível ao usuário ao acessá-los.
Na seção “orçamento”, será possível encontrar tabelas consolidadas sobre o orçamento do MCTI nos últimos anos, assim como os esclarecimentos sobre as metodologias utilizadas em cada uma dessas tabelas. Dessa forma, a sociedade como um todo poderá acompanhar a evolução do orçamento do Ministério ao longo dos anos.
A subseção "Renúncia Fiscal" apresenta informações agregadas sobre as empresas que receberam incentivos para investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), por meio da Lei do Bem e da Lei de Informática.
Os "Créditos FINEP", referem-se às operações de crédito (ou financiamento reembolsável) à inovação para as empresas. Nessa subseção, será possível obter informações sobre o perfil das empresas, tais como setor de atividade, porte, distribuição regional dos recursos, entre outras informações relevantes para o monitoramento das políticas de C,T&I.
Por fim, a relação de todos os projetos já apoiados com recursos do FNDCT, pesquisadores e empresas envolvidas, por agência, região, categoria entre outros critérios pode ser encontrada na seção “Projetos apoiados pelo FNDCT”.