C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Inpe retorna à Antártica
14/03/2012 - 19:05
A instalação de painéis solares e baterias na instrumentação meteorológica que não foi atingida pelo incêndio será feita por uma equipe do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) que na próxima semana estará no local da Estação Comandante Ferraz, na Ilha do Rei George, na Antártica.

Coordenada por Héber Passos, técnico do Inpe, a equipe é composta também pelo doutor José Valentin Bageston, pelo meteorologista Marcelo Santini e pelo engenheiro André Barros, esses bolsistas de pesquisa. A ação permitirá que o Brasil mantenha em funcionamento alguma atividade até que a estação seja reconstruída.

O grupo também irá avaliar as condições dos módulos e equipamentos do Inpe, praticamente os únicos a não serem atingidos pelo fogo. Alguns instrumentos que fazem medidas sobre a camada de ozônio, ondas de gravidade e outros parâmetros da alta atmosfera serão transferidos e instalados em áreas de outros países que mantêm cooperação com o Brasil, como na base chilena Presidente Eduardo Frei, também na Ilha do Rei George, e na cidade de Rio Grande, na província da Terra do Fogo, Argentina, que fica próxima a Ushuaia (a cidade mais austral do mundo).

Instalados em módulos próximos, mas não contíguos às demais instalações de Ferraz, os laboratórios do Inpe chegaram a servir de abrigo aos cientistas durante o incêndio.

Como pioneiro do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), o instituto promove pesquisas destinadas a entender desde a relação Sol-Terra até as conexões entre o continente gelado e demais partes do planeta, passando por estudos da ionosfera e da dinâmica da atmosfera, camada de ozônio e radiação ultravioleta.

Além das pesquisas baseadas na estação, a instituição realiza estudos oceanográficos e de interação oceano-atmosfera com o apoio de navios e, desde janeiro, apoia a manutenção e a transferência de dados do módulo Criosfera, instalado no interior da Antártica, a cerca de 500 quilômetros do Polo Sul.

Leia mais. 
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação