O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) realiza no sábado (11), no Rio de Janeiro, mais uma sessão gratuita do Programa de Observação do Céu. Através de uma poderosa luneta construída no início do século 20, o público tem a oportunidade de olhar os planetas, galáxias, nebulosas e aglomerados, entre outros objetos e fenômenos estudados pela Astronomia.
Promovida desde 1985, a observação do céu está entre as atrações mais populares do Mast. Em dias chuvosos ou de céu nublado, em que seja impossível o uso dos instrumentos, a atividade será limitada à exibição de vídeos.
O museu promove no mesmo dia a oficina Astromania, que utiliza jogos, esquetes teatrais e gincanas para ensinar astronomia de uma maneira divertida. Nesta edição, o tema será a origem do nosso calendário.
A outra atração do final de semana é a Visita Orientada. Durante um passeio pelos 40 mil m2 do campus, um mediador apresenta a história do maior conjunto arquitetônico do Brasil na área de astronomia, além do Sistema Solar em Escala, as cúpulas de observação celeste, as exposições e a coleção de instrumentos científicos.
Leia mais.