Totalizando 71 produtos em processo de patente, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) terminou o ano com nove produtos enviados para receber proteção do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).
Os pedidos de patentes enviados no ano passado foram das mais diversas áreas: nutrição, engenharia, arquitetura, entre outras. São novidades como o Indutor de Biodegradável, estrutura que recupera áreas degradadas, e o Néctar, processo que extrai o néctar da fruta com baixa caloria.
A Mesa Modular consiste em sistema e método de mesa modular, formulados por arquitetos e engenheiros. Há, ainda, Filtro, uma nova forma de filtrar a água, com várias camadas para purificação efetiva.
Também em 2011, biólogos e químicos do instituto criaram um novo método de coloração celular, utilizando vegetais em composição e associações novas que permitam a coloração direta de microorganismos. A Barra de Cereal foi formulada com extratos vegetais de frutas amazônicas, com alto valor nutricional. O Sistema Bioabsorvível promete realizar um sistema de suturas que podem ser parcialmente reabsorvidas pelo organismo.
Pesquisadores da área de nutrição criaram produtos alimentícios em forma de geleia, com composto bioativo e frutas amazônicas, de alto valor nutricional e poucas calorias. Também realizaram o pedido de patente de uma bebida láctea, à base de frutas amazônicas.
Leia mais.